Saiba mais sobre o Filtro de ar do seu veículo

O filtro de ar tem a função de filtrar o ar que vai para o interior do motor, onde é comprimido junto com o combustível nas câmaras de combustão. Ele possui a capacidade de peneirar partículas de até 5 microns , e fica num reservatório ao lado do motor. O filtro de ar deve ser trocado a cada 7 500 km, e é calculado da seguinte forma: o filtro é projetado para rodar 5 000 km em condições severas ou 10 000 km em condições intermediárias.
Embora os filtros de ar, sejam baratos, rápidos de trocar e descartáveis, muitos proprietários desatentos ou mal instruídos acabam por não respeitar alguns critérios de manutenção, e as dores de cabeça não demoram a aparecer.

Os proprietários dos veículos devem evitar limpar a peça com um jato de ar. Pois a pressão do ar abre a malha de filtragem, fazendo com que diminua a capacidade de absorver as impurezas.

Quando se aplica um jato de ar nos filtros, os poros, que antes tinham 5 microns, ficam dilacerados, passando a ter até 100 microns. Isso acontece porque o fluxo de ar para dentro do motor se torna maior do que o necessário, e as impurezas da atmosfera acabam passando.
Porém, quanto mais ar contaminado entrar nas câmaras de combustão, maior o consumo de combustível.

filtro de ar2

Consequências:

Quando o filtro de ar entope, também pode causar a variação na rotação da marcha lenta.

Na hora que for substituir o filtro de ar do seu veículo, é importante aspirar os resíduos que restaram no reservatório no momento que trocou e não deixar o local aberto por muito tempo. Muitos mecânicos passam só um paninho, que não remover as impurezas, e ainda pode soltar mais sujeira, que acaba entrando no motor do carro. Procure a k2 Oficina mecânica para mais informações.

Publicado em serviços automotivos Marcado com: ,