Qual o melhor óleo para usar no seu veículo

Muitos motoristas não dão muita importância para a troca de óleo do motor, já outros mais conscientes dão maior importância. Os que rodam bastante com o carro, só vão reparar no óleo do motor quando ocorre algum problema causado pelo descuido.

Funções do óleo: proteger contra corrosão, reduzir o desgaste do motor e diminuir o atrito entre as peças. Por isso precisa de um cuidado especial.

Muitos se perguntam qual tipo de óleo ideal para cada carro e qual o prazo necessário para fazer a troca. O manual do proprietário do veículo responde facilmente essas dúvidas, informações das especificações referentes ao desempenho e a viscosidade.

A troca não deve passar de seis meses na maioria dos casos, pois o óleo envelhece independente do quanto é usado. Uma coisa muito importante também é saber que ao trocar o lubrificante, é importante trocar junto o filtro de óleo, porque ele retém impurezas do antigo óleo e contaminará o novo.

No mercado encontram-se três tipos de óleos: Sintéticos, semi – sintéticos e minerais. O mais usado é o mineral, são extraídos do petróleo e custam menos. O sintético é mais caro, e é elaborado para modelos de carros mais esportivos e com maior potência. Podendo ser usado em carros populares também. Além de proporcionar um melhor desempenho do propulsor, ele possui uma viscosidade mais constante e o tempo para trocar esse óleo demora um pouco mais. Os semi – sintéticos basicamente é uma mistura entre os sintéticos e minerais.

Eles não devem ser misturados, a mistura pode resultar em depósitos de resíduos no motor, no aumento da corrosão e no entupimento dos dutos.

  • Realize a troca do óleo no prazo recomendado, para evitar problemas.
  • Veja no manual qual o tipo de óleo ideal para o seu carro.
  • A troca de óleo é mais frequente para carros que rodam na zona urbana com mais frequência.
  • Troque o filtro junto com o óleo.
  • Abasteça em postos de qualidade.
Publicado em serviços automotivos Marcado com: , ,