O Sistema de direção hidráulica do veiculo

O sistema de direção hidráulica exige certos cuidados, e a revisão é muito importante para garantir a segurança do motorista.

Parece até um simples procedimento. Toda vez que o motorista gira o volante as rodas do carro se movem para mudar de direção. É necessário o cuidado e atenção com esse sistema, pois há uma série de articulações, eixos e barras que tornam possível essa prática, que é essencial para a segurança do motorista e dos passageiros.

Muitos motoristas já passaram por dificuldades do sistema de direção do seu veículo. Um exemplo de um motorista: Ele dirigia um veículo comum a uns dois anos, quando o veículo passou a não responder os comandos do volante. O carro não apresentava nenhum tipo de ruído ou comportamento estranho, e sim, uma folga pequena na caixa de direção, e aparentemente não estava comprometendo o funcionamento da direção. Esse problema foi percebido quando o motorista tentou fazer uma curva em velocidade baixa e o veículo seguiu em linha reta. Quando foi a uma oficina mecânica, foi informado que o terminal de direção foi danificado. O terminal de direção é um componente usado para ligar o sistema de direção às rodas.

A revisão das peças que compõe o sistema de direção hidráulica é essencial para prevenir problemas como esse. Quando surgir algum ruído, o difícil manuseio do volante, qualquer comportamento estranho leve o seu veículo ate uma oficina especializada. Na maioria dos casos o problema está na suspensão, à folga no rolamento desse componente pode acarretar complicações para a caixa de direção. Em casos de pouca estabilidade ou vibrações na direção, normalmente esse problema pode ser solucionado com o alinhamento e balanceamento das rodas.

Os automóveis com direção hidráulica enfrentam problemas com mais frequência, pois o sistema hidráulico é mais complexo do que o convencional, é composto por uma série de elementos, para que o motorista faça menos força para executar manobras. É necessário ficar atento a pontos fundamentais para o seu funcionamento, como o nível de óleo mantido no reservatório por exemplo.

 

Publicado em serviços automotivos Marcado com: ,