É correto dirigir o veículo usando o 1-3-5?

Usar o método 1-3-5 para dirigir seu veículo, usando só as marchas impares, evitando engatar, a segunda e quarta marchas, será que compensa?

Vamos esclarecer a função das marchas antes de responder essa questão. A caixa de marchas existe, sendo automática ou manual para multiplicar o torque produzido pelo motor, permitindo que o automóvel vença a inatividade e possa acelerar.

A quantidade de marchas depende do uso ao qual se destina e do tipo de veiculo. Um veículo de corrida de curta distancia, por exemplo, tem que usar toda sua potencia, em um percurso de 400 metros, em uma linha reta no menor tempo. O cambio tem duas velocidades no Maximo, como traçado da pista é curto. A primeira marcha faz o automóvel arrancar, a segunda permite a aceleração do veículo. Já no caso de formula 1, usa-se uma caixa de sete marchas,mais adequado ao tipo de traçado das pistas que exigem acelerações imediatas e redução de velocidade brusca. Só sendo possível usando uma caixa de marchas que permita que o motorista trabalhe sempre na rotação ideal.

No nosso dia a dia, usamos as marchas para arrancar com o carro e ir ganhando velocidade gradativamente. Quanto maior o numero de marchas melhor, pois teremos mais condições de manter o motor do veículo no regime correto de rotação.

Ao usar o 1-3-5, sairá da marcha de maior força, que é a primeira, para uma de força intermediaria, que é terceira. Fazendo com que a rotação do motor caia. O que você faz para manter a rotação? Acelera mais ainda… E é claro, que o consumo aumenta rapidamente.

Usar essa estratégia pode ate ser usada em motores de grande cilindrada, pois o elevado torque produzido compensa a perda de rotação. Mas repetir isso em um veículo 1.0 é suicídio, sabe por quê?

Porque nessas condições o motor ira trabalhar com rotações baixas, exigindo que pise mais no acelerador, injetando assim mais combustível no motor do veículo. Essa combinação de pouca rotação com combustível em excesso é igual a motor carbonizado no futuro.

 

 

 

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