Direção hidráulica ou elétrica?

Qual a melhor direção para veículos?

Foi um grande alivio para os braços dos motoristas a invenção da direção hidráulica, principalmente na hora de manobrar o veículo, a força que se fazia com os braços parecia até musculação. Com a evolução surgiu à direção elétrica.

Na direção elétrica o acionamento da bomba hidráulica é feito por meio de um motor elétrico de corrente continua, montado diretamente no quadro da suspensão do carro, é controlado eletronicamente. Diferente do sistema de direção hidráulica, no qual o acionamento da bomba hidráulica é feito pelo próprio motor do veículo por meio de correia e polia.

A Elétrica consome menos combustível, o sistema entende que não há necessidade de trabalhar em seu nível máximo quando está dirigindo sem virar muito o volante. Ele entra em stand by, para consumir menos energia.

-A direção elétrica é um sistema independente do motor.

-Tem a função de auxiliar o motorista, proporcionando mais precisão nas manobras, mais conforto e reduzindo seu esforço braçal.

-É considerada ecologicamente correta. Dispensa a bomba hidráulica e fluido, utilizados nos antigos sistemas de direção hidráulica.

-A direção elétrica proporciona também a redução de ruídos e do peso do automóvel. Ela possibilita uma economia de combustível de ate 6%, pois não consome potência direta do motor e não esta ligada a ele por nenhum tipo de correia.

 

Publicado em serviços automotivos Marcado com: ,