Desgaste do pneu

Aprenda a identificar o limite

É possível saber o momento para realizar a troca dos pneus. No próprio pneu!

Existe uma marcação no pneu indicando o desgaste máximo admitido. A profundidade mínima nos sulcos de um pneu não pode ser inferior a 1,6mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem. Esse desgaste é limitado pelo código Nacional de Trânsito.

A profundidade mínima: é exigida para garantir a remoção da película de água sobre a banda de rodagem, permitindo a dirigibilidade e o controle do carro. Abaixo dessa especificação o pneu terá dificuldade de expulsar água acumuladas na pista e de expelir impurezas.

A medição é feita com um profundimetro, um equipamento que indica, em milímetros, a profundidade do sulco. A medição pode ser feita em uma loja especializada.

Mas a medição pode ser feita no próprio pneu, através do TWI, um indicador que nada mais é que uma pequena saliência no sulco do pneu. Repare que quanto maior o desgaste da banda de rodagem, menor será a profundidade do sulco, deixando a saliência do TWI mais perto da superfície do pneu.

O momento para realizar a troca dos pneus é quando a saliência se igualar a banda de rodagem.

O nível de desgaste do pneu pode ser percebido através de uma pequena gravação, no formato de um triângulo que se encontra no ombro lateral do pneu que indica o desgaste máximo que é permitido.

 

Publicado em serviços automotivos Marcado com: ,