A manutenção preventiva da linha elétrica representa economia

Essa manutenção pode reduzir em até cinco vezes o tempo de parada em uma oficina mecânica para reparos. Sem falar dos outros fatores, como: custos com deslocamentos entrega emergencial de peças, guinchos entre outros custos que pesam no bolso dos motoristas de veículos pesados. Ao mesmo tempo, seu veículo apresenta um melhor desempenho e produtividade com o passar dos anos de sua vida útil.

O motor de arranque e alternador são os principais componentes da linha elétrica em veículos pesados. Todos os sistemas eletromecânicos têm peças de desgaste e exigem uma manutenção periódica.

O Motor de arranque

Ele tem a função de colocar o motor do veículo em funcionamento, o motor de partida tem como buchas, rolamentos, impulsores e chave magnética, os principais motivos de manutenção.

Há uma dificuldade na partida do veículo quando uma dessas peças se encontra desgastadas e também uma redução da vida útil da bateria, danos e outras peças do motor de arranque, até chegar ao total não funcionamento do motor, por esse motivo recomenda-se verificar a cada 40.000 km ou conforme a recomendação do manual. Evite o uso de peças de má qualidade, inicialmente considerado barato pode gerar um grande prejuízo para o dono do veículo. Essas peças podem causar danos às demais peças do motor de partida e reduzir o tempo útil da bateria. O veículo terá que ser levado novamente ao mecânico em um curto espaço de tempo.

O alternador

Ele tem a função de alimentar todos os sistemas elétricos do veículo, e também de carregar a bateria, por esse motivo os problemas mais frequentes são em escovas de carvão e polia e em rolamentos. Pode ocorrer a parada do veículo caso não funcionar corretamente.

A falta de manutenção no alternador gera também um problema muito comum, que é a bateria se descarregar constantemente. O motorista acaba trocando a bateria, porém o problema não se resolve, pois, o problema se encontra no alternador, que deve ser verificado a cada 50.000km ou conforme estiver especificado no manual do fabricante o veículo.

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