TIPOS DE ÓLEO LUBRIFICANTE

TIPOS DE ÓLEO LUBRIFICANTE

Qual óleo eu devo usar no meu veículo?

Qual o tipo de óleo você procura?  Manutenção é a palavra chave para que o seu veículo tenha vida longa e esteja sempre em ordem. Escolher o tipo de óleo a se usar no motor do seu veículo é um dos itens mais importantes quando se trata de manutenção. É mais importante fazer a manutenção correta do óleo do que se preocupar em gastar com equipamentos para enfeite do carro.

As funcionalidades do óleo de motor do automóvel são várias:

  • A principal é evitar que as superfícies metálicas se desgastem, evitando também a a quebra das peças que compõem o motor do automóvel.
  • Realiza o resfriamento do motor. O motor esquenta porque a queima de combustível realiza a geração de calor no motor.
  • Faz a proteção do motor de substâncias que não são bem vindas, como ácidos e fuligens, que circulam no motor enquanto este funciona.

Marcas-de-òleo

 

Devemos levar em consideração também o fato de o oxigênio realizar ação no lubrificante do veículo. Ou seja, caso o óleo não neutralize essa ação através de aditivos, o óleo lubrificante pode envelhecer e sua autonomia diminuir consideravelmente. Caso a previsão de troca do óleo fosse algo em torno de 5.000 km, precisa ser trocado com 3.000 km. Ou seja, como o óleo será trocado aos 5.000 km, algum efeito danificador já foi realizado no motor. Por isso devemos colocar o melhor óleo possível no nosso automóvel.

Dessa forma vimos a importância dos tipos de óleo lubrificante, já que ele protege as partes mecânicas do automóvel e precisamos ter a consciência de que utilizar o óleo de melhor qualidade é imprescindível. Procure sempre um centro automotivo de sua confiança para realizar essa checagem e ter a certeza de que o óleo do motor do seu veículo se encontra em perfeitas condições.

Publicado em mecanica em geral Marcado com: