Qual óleo devo colocar no Renault Megane Grand Tour

Devemos sempre usar o óleo recomendado no Renault Megane Grand Tour para que o seu motor tenha durabilidade longa e funcione da melhor maneira possível, oferecendo desempenho e economia.

Primeiramente, para saber qual é o lubrificante certo para user no seu automóvel, consulte o manual do Automóvel, na sessão que fala da manutenção. Lembre-se sempre de observar os dados que dizem respeito a viscosidade (SAE) e ao desempenho (API).

Saiba sempre esses números de cabeça. Outra dica que pode acontecer é nos postos de gasolina, consultar uma tabela que geralmente está disponível para os automóveis, inclusive o Renault Megane GrandTour, dizendo o óleo correto para 0 automóvel e utilizá-lo.

RenaultGra

Saiba os tipos de óleo:

Óleo mineral multi-viscoso. É o óleo mais comum no mercado. É adequado para qualquer motor, independente das cilindrados ou do combustível que o automóvel usa. Esse óleo adapta a viscosidade de acordo com a temperatura de funcionamento do motor.

Vamos falar sobre o 15W40. O número 15 (o primeiro numero) mostra a viscosidade do óleo a uma temperatura baixa, como na hora da partida do automóvel. O segundo número indica a viscosidade Quando o automóvel Renault Megane Grand Tour já está com seu motor quente e funcional.Quanto menor o primeiro número, mais fino é o óleo e quanto maior o segundo, mais grosso.

Precisa-se ficar atento para substituir o óleo antes de vencer a quilometragem estipulada. Nesse tipo de óleo, geralmente o recomendado é 5.000 quilômetros. Caso a troca não seja feita, o passar do tempo provoca alto índice de carbonização interna do motor que, a partir de então, fica sujeito a falhas e quebras.

Óleo semi-sintético: esse óleo mistura a base sintética com a base mineral. Geralmente é utilizado e recomendado para motores mais potentes e que trabalham em alta rotação. Mas nada impede que se use em motores menos potentes. Carboniza menos internamente e contribui para diminuir o atrito entre as peças internas do motor, principalmente durante a partida, quando a maior parte do óleo encontra-se em repouso no cárter – reservatório do óleo. Esse óleo também é multi-viscoso. e sua troca é recomendado entre 8.000 e 10.000 quilômetros. Quanto mais cedo trocar melhor.

Óleo sintético – Esses óleos são os mais elaborados e caros e mantêm a viscosidade constante, independentemente da temperatura de funcionamento do motor. Dessa forma, o motor não se carboniza facilmente. Esse tipo de óleo é indicado para carros esportivos e que trabalham em uma situação-limite, de stress e forçando o motor. Indica-se trocar um pouco antes dos 20.000, nunca deixar passar desse numero sem trocar o óleo.

O mais importante é sempre que a troca for feita, usar o mesmo tipo e de preferência a mesma marca. Isso porque os tipos diferem de empresa para empresa.

Para que a troca e recomendação do tipo de óleo a ser utilizado no Renault Megane Grand Tour sejam feitas corretamente, procure sempre um centro automotivo especializado.

Publicado em mecanica em geral Marcado com: , , ,