Problemas no funcionamento do motor do Volkswagen Gol e Fox.

Hoje falaremos sobre um problema bastante comum nos automóveis brasileiros, porém pouco comentado. Inclusive pode ser bem prejudicial, danificando o motor e gerando um prejuízo bastante elevado.

O dono do veículo, além de preocupar-se com o motor, suspensão, câmbio e outros sistemas importantes do automóvel, precisa se preocupar também com a borra de óleo no interior do motor.

120113vwfox

A borra do óleo, que é um elemento pastosa como uma graxa, surgi no interior do motor do automóvel em função de vários fatores. Um deles e que propicia o aparecimento da borra é utilizar durante muito tempo o mesmo óleo, sem deixar de trocá-lo.

Outro meio de surgir borra e que será abordado aqui é utilizar no automóvel combustível de má qualidade. Pouca gente sabe que utilizar combustível ruim causa borra no motor. Acham que utilizar combustível ruim causa somente entupimento dos bicos injetores, ou batida de pino. Mas a situação é pior do que parece.

gol2009

A médio prazo, o abastecimento com combustível de má procedência forma borra que afetará todo o sistema de lubrificação do motor com conseqüências aos diversos mecanismos internos e até mesmo total comprometimento do motor a longo prazo. Na verdade, o combustível adulterado contamina o óleo do motor e com isso começa o processo de formação de borra no interior do motor.

Uma única vez que o automóvel é abastecido com gasolina adulterada e de má qualidade, esse processo já começa. De nada adianta você comprar o carro e tomar o maior cuidado com ele nas revisões da garantia, levar em centro automotivo, se você abastece com gasolina ruim e de má qualidade. Mesmo com todos esses cuidados, após um tempo você começa a ouvir barulhos estranhos no motor. Então se pergunta o que está acontecendo. O carro é bem cuidado mas está com um barulho estranho? Aí você leva o seu automóvel um centro automotivo especializado e descobre que o motor está parcialmente ou até totalmente inutilizado pela formação de borra no seu interior. Nesse caso, você nem tem de quem cobrar o estrago, já que não sabe exatamente em qual posto abasteceu o veículo.

O grande problema quando a borra se forma é que em primeiro lugar, quando ela começa a se formar e surgir, quer dizer que parte dos ingredientes do óleo perderam suas características físicas e propriedades de proteção ao motor, não fazendo mais a sua função.

Em segundo, caso a borra se forme acima de determinados níveis, provoca o entupimento dos canais e dutos de alimentação, entupindo até a bomba de óleo, promovendo dessa maneira um processo insuficiente de lubrificação do motor, que com o passar do tempo, ficará totalmente comprometido.

Procure um centro automotivo especializado para uma verificação geral do estado do motor do Volkswagen Gol e Fox.

Publicado em mecanica em geral Marcado com: , , ,