Os automóveis com mais potência deveriam ter menos marchas no câmbio?

Existe uma dúvida muito comum e que muitas pessoas têm: os carros que possuem mais potência e que tem mais torque, deveriam ou não ter menos marchas, já que seu motor tem mais força em baixas rotações?

Existem muitos carros esportivos construídos tendo o seguinte pensamento: com menos marchas e mais torque, o motor do automóvel rende mais e ele será um automóvel bem mais rápido, desenvolvendo velocidades bastante altas. Esse pensamento não está de todo errado, mas a prática demonstrou outra situação. Tanto que muitos automóveis foram idealizados com seus motores muito potentes e com 3 a 4 marchas para serem bem rápidos. Esses automóveis foram concebidos também com câmbio automático.

Porém, todo motor tem aquilo que chamamos de faixa de rotação de torque ideal. Essa faixa nada mais é, do que a faixa de rotação (RPM) do motor, onde ela apresenta o torque ideal para que o automóvel desenvolva uma velocidade bastante alta, e o motor responda rapidamente com sua potência e economias máxima.

marcha

Mas, não é bem assim, já que se o motor do automóvel tem poucas marchas, ele terá a necessidade de utilizar todas as rotações do motor para atingir as velocidades. E, dessa forma, sairá da faixa ideal de rotação, prejudicando o desempenho, justamente o motivo pelo qual esse câmbio de poucas marchas foi criado.

Por outro lado, caso aumente-se o número de marchas, o motor trabalhará de maneira correta, sempre na faixa de desempenho ideal para atingir altas velocidades e um consumo dentro dos limites para um padrão bom.

Dessa forma, podemos concluir que um automóvel com câmbio automático de 7 marchas, desenvolve e corre bem mais do que um carro com câmbio automático de 4 marchas. Isso pelo simples fato de que quanto menos marchas, mais força de arrancada e rotação, porém a velocidade final deixa a desejar, já que a marcha limitará o torque, a rotação do motor.

Agora quanto mais marchas o automóvel tiver, ao realizar-se as trocas de marcha na rotação ideal para que o automóvel apresente maior potência final e inicial, menor o consumo.

Para ter algumas dicas sobre como proceder nessas situações, procure um centro automotivo especializado para dicas sobre como economizar combustível e dirigir bem a uma velocidade razoável.

Publicado em mecanica em geral Marcado com: , , ,