FREIO ABS (sistema de freio antiblocante) DO CHEVROLET CLASSIC 2014

Como funciona o freio ABS e a maneira correta de usá-lo no Chevrolet Classic 2014

1

Quando a ignição é ligada, a luz indicadora luz se acende. Apaga-se logo após a partida do motor. Se não se apagar após a partida ou se vier a acender-se durante a viagem, isto é evidência de uma avaria no sistema ABS. O sistema de freios do veículo continuará, todavia, funcionando. O sistema ABS também ficará inoperante se os fusíveis ou circuitos interligados estiver defeituoso. Dirija-se a uma Concessionária ou Oficina Autorizada Chevrolet para a correção do problema.

Imediatamente após a partida, mesmo a uma velocidade mínima, o sistema efetua uma verificação automática que é audível pelo motorista.

O sistema de freio antiblocante (ABS) mantém um controle do sistema de freio do veículo e evita que as rodas se travem, independentemente das condições das estradas e da aderência dos pneus. Atua regulando o efeito de frenagem logo que uma roda mostre tendência para travar.

O veículo mantém-se sempre controlável, mesmo ao fazer uma curva ou desviar-se de um obstáculo.

Quando uma frenagem de emergência não pode ser evitada, o ABS permite que o obstáculo seja contornado sem aliviar o freio.

Contudo, não é aconselhável, em hipótese alguma, com base nesta característica de segurança, correr deliberadamente riscos de condução desnecessários.A segurança no tráfego só poderá ser conseguida através de um estilo de condução responsável.

O efeito de frenagem é controlado pelo sistema ABS em cada milésimo de segundo durante o processo de frenagem. Esta ação é sentida através de “pulsação no pedal de freio” e “ruído no processo de controle”.

O veículo está agora numa situação de emergência; o sistema ABS permite manter o controle do veículo e avisa ao motorista sobre a necessidade de adaptar a velocidade do veículo às condições da estrada.

2Durante a frenagem de emergência, ao sentir a pulsação do pedal de freio e ruído no processo de controle, não desaplique o pedal do freio, pois tais ocorrências são características normais do sistema.

Por isso, qualquer dúvida à respeito dos freios ABS, ou até mesmo desconfiança de que o sistema não está funcionando direito, recomendamos levar o carro em um centro automotivo de sua confiança.

Publicado em mecanica em geral Marcado com: , ,