Dicas para cuidar bem do motor da Nova Saveiro

Quando se faz uma comparação até já bastante conhecida, é uma ótima explicação para entender o motivo de o Brasil contar com picapes derivadas de automóveis de passeio. Porém, o que mais nos espanta é ver que essa categoria que é genuinamente brasileira encontra-se cada vez mais oferecendo variedades e mais cara.

novo-gol-2015-13

Não é mais uma caminhonete para trabalho, agora sendo muito bem utilizada inclusive como automóvel da família utilizar. Leve sempre a um centro automotivo especializado.

A nova Saveiro de cabine dupla é exatamente isso o que ela se propõe fazer, lançada pela Volkswagen. Ela está seguindo a sua maior concorrente, a Strada da Fiat, pois alongou sua cabine, adaptando algumas soluções práticas para ganhar espaço e agora oferece três versões de modelo:

A para trabalho que é a Trenline;

Outra para ser utiliada como automóvel de passeio que é a Highline

E por fim a Saveiro Cross, que alia trabalho com uma pegada mais off road.

No caso, falaremos sobre a Saveiro Cross, que tem o preço estimado de 60.000,00 reais, e que pode chegar a algo em torno dos 63.000,00 caso resolva-se por outra cor amarela ou laranja e o pacote tecnologia, que oferece alguns itens, como o retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva crepuscular, piloto automático e o revestimento em couro sintético.

Se compararmos, seu preço é quase igual ao de um Golf 1.4 Comfortline ou até de um Jetta 2.0, que são modelos mais confortáveis e potentes, porém não tem os mesmos recursos que a Saveiro tem para ser utilizada off road. Portanto, deve ser levado em consideração que a Saveiro Cross é um automóvel diferenciado e isso muitas vezes significa um atrativo perante a clientela. E a grande pergunta é se conseguimos nos adaptar a uma picape compacta de cabine dupla.

Imagine que estará andando um uma espécie de mistura entre um Gol duas portas e um Passat Variant. os passageiros terão um espaço limitado e a bagagem vai ter espaço de sobra atrás, como numa grande perua.

Agora vamos imaginar o que a Nova Saveiro oferece que a Strada da Fiat não oferece. De acordo com a Volkswagen, é a única homologada para transportar cinco passageiros. Até parece brincadeira, mas realmente atrás cabem três pessoas pequenas. Ela foi testada com duas crianças e um adulto e seu espaço lateral mostrou-se suficiente.

Na verdade, o problema não se encontra na largura e sim no seu espaço longitudinal. Aí a Saveiro vira um hatch compacto. Para entender a situação, um motorista com amis de 1,80 metros precisa chegar o banco para trás para dirigir tranquilamente e é aí que praticamente não deixa espaço atrás para as pernas no banco traseiro. Dessa maneira, para que ela acomode mais pessoas, todos precisam restringir o seu conforto em prol da outra pessoa.

A Volkswagen Saveiro, por ser um automóvel que geralmente quem tem utiliza bastante e exigem muito do seu motor, por conta da sua caçamba onde podem ser carregadas algumas cargas e deixando o automóvel mais pesado consequentemente exige mais do motor. Dessa forma, qualquer cuidado extra que consiga ser tomado ajuda o motor a durar mais e dar menos gasto com manutenção.

nova-saveiro_trooper

Quando for época do frio como no inverno, não deixe o motor funcionando muito tempo para aquecer. Isso pelo fato de a temperatura ideal ser alcançada mais rapidamente e facilmente com o motor em movimento. Porém, para dirigir precisa ter cuidado, dirigindo com suavidade e sem dar trancos e forçar o motor, até que ele atinja a temperatura ideal.

É sempre importante verificar o nível do óleo do motor. Casom o óleo esteja abaixo do nível recomendado, é necessário completar e caso esteja baixando o nível é de suma importância procurar um centro automotivo especializado para verificar o motivo e realizar uma manutenção corretiva para solucionar o vazamento e não comprometer ainda mais o motor. Para realizar a verificação do nível do óleo é necessário que o automóvel Nova Saveiro esteja com o motor frio. Verifique também o nível da água.

Todos as revisões e as trocas dos componentes devem ser realizados no prazo que o fabricante recomenda, pois quanto mais tempo apssa após o prazo menos eficaz fica. quando for trocar o óleo ficar atento para não colocar óleo além do nível indicado, pois o excesso acaba sujando as velas e prejudica a queima do combustível. Aí o carro perde potência e consome cada vez mais combustível.

Para realizar a revisão, manutenção preventiva e corretiva, procure sempre um centro automotivo especializado com técnicos mecânicos treinados e preparados para realizar diagnósticos, reparar e consertar todos os sistemas do automóvel, bem como dar dicas para manter o automóvel funcionando sempre da melhor maneira.

Publicado em mecanica em geral Marcado com: , , ,