Dicas para a conservação do motor do Chevrolet Celta

 

O Chevrolet Celta é um dos automóveis mais emblemáticos da Chevrolet do Brasil, sendo o concorrente direto do Uno e do Gol, no nicho dos populares e que possuem a opção da motorização de 1.0 litro. O Celta com quatro portas proporciona muito conforto e segurança aos passageiros, junto com uma nova ergonomia, mais moderna. Vem de fábrica com os acessórios necessários para que seu dia a dia, principalmente de quem usa sempre, seja tranquilo e melhor.

Celta-2015-Novo

Como acessórios, possui ainda porta objetos para maior comodidade, porta copos, porta revistas e também uma tomada de força. Para maior segurança, nas portas dianteiras tem vidros elétricos com sistema one touch que quando está fechando se encontra algum objeto ele pára de fechar para evitar algum acidente e acionamento remoto através do sistema Keyless, freios ABS e Air Bag duplo. Todos esses itens de fabrica. Leve constantemente o Chevrolet Celta a um centro automotivo especializado.

O sistema de direção hidráulica é de série e deixa o Celta ainda mais leve e tranquilo para se dirigir. Isso aliado ao volante que é acolchoado e fica mais macio. Seu painel apresenta um grafismo moderno e a iluminação é na cor ice blue, o que faz com que os novos controles de ventilação também sejam realçados.

Para manter o conforto e clima sempre agradável, apresenta de série o sistema de ar condicionado quente e frio que possuem a recirculação de ar.

Seu motor é bastante valente, o VHC-E de 1.0 litro com 78 cavalos de potência e abastecido com etanol apresenta um torque de 9.7 mkgf sendo um motor bastante econômico e ágil tanto na cidade quanto na estrada, com um câmbio de cinco marchas. Alia economia e desempenho no dia a dia, sendo um automóvel muito indicado para trabalhar e ser utilizado no dia a dia.

Sua suspensão dianteira é independente McPherson, proporcionando ainda mais segurança e conforto nas ruas, principalmente as com bastante desníveis e esburacadas. É um automóvel extremamente equilibrado e estável, apresentando na sua dianteira freios a disco e na traseira freios com tambor, o que proporciona extrema segurança quando é necessário realizar uma frenagem, mesmo brusca.

E, para que o Chevrolet Celta se mantenha funcionando bem e normalmente, seu motor e sistemas relacionados precisam estar em ordem e com revisões em dia.

Algumas das peças e sistemas que merecem cuidado são os seguintes:

1 – O fluxo de gases no escapamento: quando o fluxo de gases está em condições desfavoráveis, como acontece quando o catalizador está entupido ou até mesmo o final do escapamento, o rendimento do motor diminui consideravelmente, juntamente com problemas para que o motor consiga funcionar em seu giro normal, falhando constantemente.
Chevrolet-Celta-2015-painel-interior
2 – Verificação nos conectores dos sensores, atuadores e central: é preciso muito cuidado com conectores, pois caso estejam mal encaixados , com mal contato ou até oxidados não funcionarão corretamente, podendo provocar um isolamento elétrico e consequentemente o mal funcionamento dessa peça. Os defeitos acarretados podem ir desde uma simples falha elétrica até problemas na partida do automóvel.

3 – Sistema de arrefecimento: problemas na válvula termostática, na tampa do reservatório, na bomba de água e até mesmo o nível baixo da água, podem provocar não só o super aquecimento do motor, mas também causar bolhas de vapor em volta do sensor de temperatura, induzindo o mesmo a gerar informações errôneas para a central de comando do automóvel.

4 – Filtros de ar: caso o filtro de ar esteja em condições adversas de uso, dificultando a passagem de ar, pode acontecer mal funcionamento no motor e falhas que geralmente não são indicadas nem rastreadas, o que acaba enganando e fazendo com que o diagnóstico demore mais para ser realizado.

Essas verificações podem ser realizadas em um centro automotivo especializado, com técnicos mecânicos prontos e preparados para realizar diagnóstico e manutenções preventivas e corretivas no Chevrolet Celta, fazendo com que o motor dure bastante e o automóvel fique livre de defeitos e funcionando sempre de maneira segura.

Publicado em mecanica em geral Marcado com: , , ,