Cuidados na manutenção do motor do Chevrolet Corsa Hatch

O Chevrolet Corsa hatch, um caro dos mais vendidos no Brasil, é um daqueles carros com algumas soluções que superaram as expectativas do público: É maior do que o seu antecessor, oferece bom espaço para quatro pessoas adultas, que podem desfrutar de um rodar macio e confortável. Isso é mérito em parte do chassis dianteiro. A iluminação de dentro com acendimento gradual e o limpador traseiro do vidro que se aciona automaticamente, dão um toque de tecnologia e sofisticação ao automóvel, que chegou no ano de 2002 para fazer frente e e concorrer com o Palio e o Polo.

Isso é explicado pelo seguinte: nos seus primeiros anos de produção, ele jogou nas duas pontas do mercado em que atua: o mercado dos hatchs premium aos populares. Por esse motivo, não teve diferenciação das versões: ou o hatch era comprado com o motor 1.8 bastante forte ou contentava-se com o 1.0 VHC, que pela potência fica inadequado pelo peso do automóvel. Para verificações, leve o seu Corsa Hatch a um centro automotivo especializado.

O Corsa Hatch cativa as pessoas mais pela maciez da embreagem, câmbio e direção, que inspiram uma tocada tranquila e despretensiosa.No ano de 2005 veio a segmentação das versões Maxx, Joy e a Premium. O sistema de direção hidráulica era equipamento opcional no modelo Maxx, mas o sistema de ar condicionado nessa versão, somente estava disponível com o motor 1.8, que tornou-se flex no fim do ano.

Quem está atrás do ar condicionado e da direção hidráulica como itens de serie deve focar no modelo Premium, que também oferece air bag e ABS. Na linha 2008, estreou o novo modelo do motor, 1.4 EconoFlex, que foi herdado do Prisma.Dessa maneira, o 1, VHC ficou para as versões Joy e Maxx. Porém, o Corsa tambpem oferecias itens opcioais muito interessantes.

Falaremos e citaremos algumas observações interessantes para serem feitas e observadas no Corsa Hatch<:/p>

1 – Fique atento ao óleo lubrificante do motor, pois ele tem muitas utilidades. Uma delas é limpar o motor, pois retira as partículas que resultam do processo de combustão e as mantém suspensas. Também fazem a refrigeração do motor, retirando o calor das pelas que são móveis e transferem esse calor para o sistema de arrefecimento.

2 – Esse óleo que lubrifica o motor também ajuda na formação de uma película entre as peças que se movem, fazendo com que o atrito entre elas se reduza bastante. existem basicamente três tipos de óleo: o mineral, o semi-sintético e o sintético. O mineral é obtido pelo refino do petróleo. O sintético é através de reações químicas e o semi-sintético é a mistura de um pouco dos dois.
corsa_hatch_maxx_02
3 – Para escolher o óleo correto para o motor do seu automóvel, leia atentamente ao manual do proprietário do automóvel, no casso o Corsa Hatch. Caso não esteja achando o manual, consulte um centro automotivo especializado, que além de aconselhar sobre qual óleo utilizar corretamente, darão outras dicas automotivas para cuidar melhor.

4 – O nível correto do óleo está localizado entre os dois traço dentro do reservatório. Diferente do que mutia gente pensa, o correto é entre os dois traços e não somente no traço de cima. Caso o óleo fique abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ficar prejudicado por falta de lubrificação.Na outra ponta, caso o óleo fique acima do máximo na vareta, a pressão no cárter aumentará, podendo acontecer vazamento e até mesmo a ruptura das bielas, além do óleo em excesso se queimar na câmara de combustão e sujando as velas e as válvulas. Isso pode danificar o catalisador no sistema de descarga do veículo.

Para o carros que estão baixando óleo, não é correto ficar completando. O ideal é levar a um centro automotivo especializado para uma revisão e manutenção preventivas.

Publicado em mecanica em geral Marcado com: , , ,