Cuidados e reparos no motor da Toyota Hilux SW4

A Toyota Hilux SW4 a cada modelo lançado foca cada vez melhor. Fica mais moderna, ágil e confortável. Possui transmissão automática inteligente de última geração, que faz com que as trocas de marcha fiquem mais ágeis e confortáveis. O motor diesel aumenta a potência desenvolvida com um maior torque. Seu design também é diferenciado: a grade frontal e os faróis foram desenhados para garantir mais robustez, da mesma forma que o para choque dianteiro, o capô e as lanternas traseiras. Oferece ainda sistema multimídia com TV digital e leitor de DVD.

O motor, para proporcionar agilidade, rapidez na resposta e potência, precisa estar funcionando perfeitamente e da melhor forma possível. Isso quando o automóvel é adquirido zero quilômetro, precisa que o seu motor seja amaciado e aqui vão algumas dicas para que o motor da Toyota Hilux SW4 seja amaciado da melhor maneira possível. Isso porque realmente motor de carro novo precisa ser amaciado e isso não é mito.

Caso ele seja amaciado corretamente, sua durabilidade será maior e proporcionará potência e agilidade durante muito mais tempo. Leve sempre a um centro automotivo especializado para revisões e manutenções preventivas.

Mas, amaciar não significa que seja necessário andar somente a 25 km/hora e nem evitar dar carona, como geralmente pensam. O importante é prestar bastante atenção nas acelerações nos primeiros dias de uso. É necessário bastante cuidado com o motor assim que ele sai da concessionária. Geralmente o manual do proprietário dá algumas dicas e é muito importante ler, mas existem algumas situações comuns a todos os automóveis e isso inclui o Toyota Hilux SW4.
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Geralmente os primeiros 1.000 kilometros são considerados a fase de amaciamento. Nesse período, é recomendado nunca ultrapassar mais do que três quartos da velocidade máxima do automóvel, pois as peças estão novas e precisam se acostumar bem devagar. É importante também evitar acelerações excessivas que cheguem rapidamente a altas rotações. No caso de automóveis grandes, antes dos mil quilômetros também não é indicado usar reboque, pois força demais o motor. Caso esses cuidados iniciais sejam seguidos corretamente, a vida útil do motor aumentará e também o consumo de combustível e de óleo será baixo.

É muito importante amaciar o motor para que as peças se ajustem melhor dentro dele. Elas podem sair de fábrica com alguma pequena irregularidade que com o tempo será ajustada. Antigamente, a incidência dessas irregularidades era bem maior, já que as peças eram fabricadas de maneira muito menos tecnológica. Antigamente os ajustes eram feitos à mão. Hoje em dia é tudo automatizado. Mesmo assim, o atrito inicial pode fazer com que pequenas partículas se soltem no óleo em maior proporção do que soltariam se fosse em um automóvel com maior quilometragem. Por isso a recomendação para não exagerar mas altas rotações, sem passar das 4.000 – 5.000 rotações por minuto. Isso fará com que a lubrificação seja mais lenta para fazer a limpeza de eventuais resíduos metálicos.

Geralmente cada a cada fabricante automotivo decidir se é necessário algum cuidado especial no início da vida do motor. Porém, o mais recomendado é seguir as instruções do fabricante. Enquanto não estiver adequadamente ajustado, caso os anéis exerçam sobre os cilindros novos uma pressão maior, torna-se natural esperar algum gasto adicional de combustível, pelo maior atrito.

Por esse motivo, a maioria das montadoras recomendam que a primeira troca do óleo do motor seja realizada com menor quilometragem do que as demais, para que o óleo contaminado com partículas resultantes do ajuste seja rapidamente substituído, diminuindo a probabilidade de danificar o motor. Para essas verificações e dicas sobre como cuidar bem do seu Toyota Hilux SW4, leve o automóvel sempre a um centro automotivo especializado, com técnicos mecânicos aptos a resolver todos os problemas do motor e dar dicas valiosas no cuidado para que o motor dure bastante tempo.

É por esse motivo que algumas montadoras recomendam a primeira troca de óleo com menor quilometragem do que as demais, justamente para substituir o óleo contaminado pelas partículas resultantes do ajuste.

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