Como funciona o motor de um carro?

Como funciona o motor de um carro?

A função principal do motor de um carro é transformar combustível em energia capaz de gerar movimento nas rodas. O coração desse sistema é uma câmara pequena de combustão chamada cilindro.

Dentro de cada cilindro: veículos de passeios geralmente têm quatro ou seis – estão os pistões. A queima de combustível faz os pistões se movimentar, girando um eixo chamado virabrequim, que leva a energia mecânica até o sistema de transmissão, que por sua vez distribui essa energia para as rodas do veículo. O resultado dessa reação em cadeia é o movimento do automóvel.

motor do carro

Outros componentes automotivo dão uma força para o movimento não parar. A bateria gera a corrente elétrica que faz o combustível explodir. Antes de chegar ao motor do veículo, essa corrente é amplificada pela bobina e passa pelo distribuidor, que divide a corrente entre as velas do motor. Há também dois filtros: o de óleo, que purifica o líquido lubrificante do motor, e o de ar, que barra as impurezas do ar que o veículo joga nos pistões. Por fim, o radiador usa a água do reservatório para resfriar o motor, mantendo a temperatura controlada. Essas peças se integram e fazem o automóvel andar.

Publicado em mecanica em geral Marcado com: ,