Aquaplanagem

O que é Aquaplanagem?

Resultado da formação de uma película de água sobre a superfície da pista, localiza-se entre o pneu e o solo. A água mantém uma fina camada sob o pneu, reduzindo o contato do veículo com a pista.

Como ela é percebida?

Quando as marcas dos pneus sobre a película desaparecem, mostrando que o veículo não esta em contato com o solo. Recomenda-se, neste momento a retirar levemente o pé do acelerador e segurar o volante firme, sem fazer mudanças bruscas de direção, evitando ainda, pisar no freio. Mudanças de trajetória podem causar a perda de controle do veículo.

Principais fatores para a ocorrência da aquaplanagem:

A velocidade do veículo e o estado dos pneus. Quanto maior a velocidade, maior a dificuldade de drenar a água da pista, aumentando a espessura da lâmina d’água sob o pneu.

Quanto mais desgastados forem os pneus, menor o volume de água escoado a cada rotação. Reduza a velocidade ao observar poças de água á sua frente, e mantenha os pneus em bom estado, assim você reduz a deficiência de eliminar a água pelos sulcos do pneu.

É bom sempre manter os pneus com mínimo 1,6mm de profundidade dos sulcos, e durante uma chuva olhe pelo retrovisor, os rastros dos pneus devem estar visíveis.

 

Publicado em mecanica em geral Marcado com: , ,