K2 Oficina Mecânica Ar Condicionado automotivo

GANHE 5% AGORA com sua dúvida Aqui

Ganhe descontos, clique abaixo compartilhe e solicite ao nosso gerente 5% de Desconto

Revisão na correia Dentada manutenção

<h2>Revisão na correia Dentada manutenção</h2>

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/uILhn21c73U” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

Publicado em mecanica em geral Marcado com: ,

Como trocar as velas de ignição

Como trocar as velas de ignição

Publicado em velas de ignição Marcado com: , ,

Como verificar problemas na suspensão

Como verificar problemas na suspensão

Publicado em Suspensão Marcado com: , ,

Cuidados básicos com o motor do Fiat Siena

Quando falamos em sedão pequeno no Brasil, logo nos salta aos olhos o Fiat Siena, que é o pequeno mais querido e vendido no Brasil. No ano passado, esse pequeno notável emplacou em torno de 107.000 unidades no seu decorrer. Esse emplacamento tão expressivo deveria ser um motivo para a Fiat comemorar, correto? À princípio sim, mas em uma análise mais profunda nem tanto.

fiat_grand_siena_1

Se compararmos o ano de 2014 com o ano de 2013, as quedas de vendas do Siena caíram algo próximo a 18 por cento, o que não é pouco. Outro ponto que está preocupando os executivos da Fiat é que a diferença em relação a seu concorrente mais próximo, que no ano de 2013 foi algo superior em torno de 39 mil unidades vendidas, no ano de 2014 caiu para mais ou menos 19 mil. Ou seja, tudo indica que a diferença esteja caindo e aos poucos pode acontecer do Fiat Siena perder a ponta no mercado automotivo brasileiro. Leve seu Fiat Siena sempre a um centro automotivo especializado.

Por esse motivo, os executivos da Fiat e seus engenheiros estão criando alguma estratégia para dar uma alavancada nas vendas do Siena e de alguma maneira diminuir as vendas dos concorrentes para que a Fiat continue na frente e continue em primeiro em um mercado que a cada ano fica mais competitivo com o lançamento de novos modelos e opções disponíveis.

Por enquanto, o ano de 2015 já começa prometendo uma briga bem disputada na ponta, já que o Chevrolet Prisma que foi somente o quarto colocado no ano de 2013 fechou os três últimos meses do ano de 2014 na frente e pulou de 62 mil unidades vendidas no ano de 2013 para mais de 87 mil unidades vendidas no ano de 2015 o que dá a segunda colocação com folga e um avanço superior a 45 por cento em relação ao ano anterior.

Um dos motivos do Fiat Siena ter sido desde sempre um grande sucesso foi ele ter sido baseado no Fiat Palio, outro estrondoso sucesso da Fiat. Sua mecânica é simples, um automóvel bastante confiável e de fácil manutenção. Outro ponto positivo é que o Siena é bastante econômico para a sua categoria e sua gama de opcionais oferecidos é bem ampla e consegue satisfazer seus compradores.

Para que o seu Fiat Siena esteja sempre bem cuidado e funcionando perfeitamente, alguns cuidados muito básicos e fáceis são necessários tomar para que tenha vida longa, proporcionando conforto, confiabilidade e economia sempre. As dicas são muitas e nesse artigo falaremos sobre duas importantes que devem ser observadas corretamente. Uma que influencia diretamente no motor e consumo e outra extremamente importante para a segurança.

Fiat-Grand-Siena-

A primeira dica é sobre cuidar bem do escapamento, já que com seu uso constante ele sofre desgaste que é provocado pelos resíduos corrosivos de combustível e óleo e sempre que apresentar buracos ou rachaduras deve ser trocado para que o bom desempenho do motor não fique comprometido. Ele é composto por câmaras de expansão, conversores catalíticos e tubos.

Sua função principal é recolher e eliminar os gases queimados no processo que acontece quando existe a combustão dentro do motor e também pelor diminuir a quantidade de barulho que é feito quando o motor funciona, utilizando-se de um silenciador interno que abafa o ruído. No interior desse silenciador existem tubos perfurados e defletores que desviam o fluxo de gás e dessa maneira reduz a sua velocidade e pressão. Assim, os ruídos e as vibrações diminuem bastante.

A segunda dica e que está diretamente ligada a segurança é a correta manutenção dos faróis. Muito motoristas nem se preocupam e imaginam que existe a necessidade de realizar revisões periódicas e constantes dos faróis do Fiat Siena. A cada dois anos em média as lâmpadas devem ser trocadas. Agora caso estejam queimadas, devem ser substituídas imediatamente tanto pela segurança quanto para não ser multado.

É sempre recomendado em períodos regulares em torno de três meses fazer a regulagem dos faróis, pois ao passar em buracos, depressões e ruas bastante irregulares essa regulagem se perder. A cada três meses recomenda-se fazer uma revisão completa nos faróis e lâmpadas. Lembre-se também que os faróis desregulados podem ofuscar a visão de quem vem em sentido contrário, podendo inclusive causar um acidente.

Tanto o escapamento quanto os faróis e lâmpadas podem ser vistoriados e ter a sua manutenção realizada em um centro automotivo especializado. Lá, técnicos mecânicos farão os diagnósticos corretos e tomarão as providências para que a manutenção aconteça da melhor maneira possível, para que o Fiat Siena proporcione segurança, economia e tenha o motor funcionando corretamente e sem falhas. Pode-se fazer uma avaliação geral também do sistema de ar condicionado e de direção hidráulica.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,

Sistema de direção hidráulica do Novo Fox

O Novo Fox da Volkswagen chega ao mercado automotivo brasileiro com um design muito similar ao do novo Golf, seguindo as tendências mais modernas. Quanto mais subimos às versões mais top dentro das versões da linha, mais completo o carro demonstra ser e também relativamente mais caro para compensar o luxo e conforto.

novo-fox-2015_06

Seu visual, pelo fato de estar mais próximo de uma referência da marca, parece mais moderno e sofisticado, e para fazer jus a essa idéia, todo o seu interior também foi afetado e esbanja inovação, qualidade cada vez mais procurada nos automóveis brasileiros, pois de uns tempos para cá o público brasileiro começou a ficar mais exigente e conhecer automóveis melhores e mais luxuosos. Procure sempre um centro automotivo especializado.

Pela primeira vez na sua história a Volkswagen lança no Brasil um carro que tem câmbio manual de 6 marchas e esse automóvel é o novo Fox 2015. Na sua versão Highline, o Fox terá o motor de sucesso 1.6 litros MSI capaz de gerar 120 cavalos de potência utilizado-se de etanol. É o mais tecnológico da linha e o topo da categoria. Nele aparece o câmbio manual de seis marchas, o que aproxima-se ao deseja de conduzir um automóvel esportivo

.

A versão Trendline apresenta acionamento elétrico, o travamento é central e seis alto falantes para os amantes da música, mas seu câmbio possui cinco marchas. já a sua versão BlueMotion é bem parecida com a Trendline, mas apresenta algumas diferenças no seu visual interno e externo e é considerado mais econômico graças principalmente ao controle do computador de bordo que oferece. O seu design criado exclusivamente garante extremo conforto aerodinâmico.

A versão Comfortline é considerada uma versão intermediária da linha, aproximando-se mais da Trendline.

Para entendermos um pouco mais sobre direção, qual é a diferença entre as direções elétrica, hidráulica e eletro hidráulica?

O primeiro automóvel de série lançado com a direção servoassistida hidraulicamente foi o Chrysler Imperial ano 1951. Logo no ano seguinte o Cadillac ofereceu também a direção hidráulica. Esse sistema utiliza uma bomba hidráulica, um conjunto de válvulas e um pistão de dupla ação que tem como finalidade atuar sobre o conjunto de direção e dessa maneira reduzir o esforço do motorista na condução e manobras com o automóvel. Caso aconteça alguma coisa e a correia de acionamento fique danificada, a pressão cai e o motorista precisará aplicar mais força no volante. Mesmo assim o automóvel ainda ficará sobre controle total, o que é muito bom.

volkswagen-fox-2015

O sistema eletro hidráulico é diferente do hidráulico pelo fato de ter a bomba hidráulica acionada por motor elétrico próprio e não acionado pelo motor do automóvel. Dessa maneira o motor não tem nenhuma participação no funcionamento da direção.

Já a direção elétrica utiliza-se de somente um motor elétrico para reduzir o esforço ao volante. Uns sensores detectam a posição e o torque aplicado por meio do volante na coluna de direção e assim com esse auxílio um computador determina o torque que o motor elétrico deve aplicar no mecanismo de direção.

O grande mérito desse sistema é a capacidade que ele tem de modular o esforço de acordo com a velocidade do automóvel e também ajuda-o a reduzir o consumo de combustível. Uma crescente tendência mundial é o sistema elétrico em veículos de passageiros e hidráulico em caminhões e em outros veículos pesados.

E, para cuidar bem do sistema de direção hidráulica do Novo Volkswagen Fox, procure sempre um centro automotivo especializado com técnicos mecânicos prontos para realizar diagnósticos e as manutenções necessárias. Manutenções tanto preventivas quanto corretivas para deixar a direção hidráulica funcionando perfeitamente e proporcionando comodidade e conforto para o condutor do automóvel. Caso o seu automóvel tenha direção elétrica ou eletro hidráulica, os técnicos mecânicos também conseguem realizar a manutenção necessária.

Publicado em direçao hidraulica Marcado com: , , ,

Arrefecimento do motor do Fiat Idea

O Fiat Idea Adventure, a versão off road do modelo Idea, está muito badalado atualmente. É um poderoso cross over light e que não se pode abusar demais, mas é bem potente e cumpre seu papel de maneira muito boa. Ele tem versões Adventure flex com dezesseis válvulas a adventure dezesseis válvulas dualogic Flex, onde as duas versões contam com propulsor de 1.8 litro e 130 cavalos de potência. Tem como principais concorrentes o Citroen Air Cross, Renault Dustes, Ford Ecosport e o Volkswagen Space Cross.

Fiat-Idea-EL-2015-painel

Seu design foi totalmente desenvolvido no Brasil pelo Centro Stilo Fiat, e tem como prioridade na concepção proporcionar sofisticação e harmonia. Seu espaço interno é bom e demonstra ser bastante confortável para dirigir, um fator essencial para que deseja utilizar o automóvel em locais off road, que é justamente um dos maiores apelos do automóvel. Leve sempre a um centro automotivo especializado.

É um automóvel relativamente pesado, com 1.300 quilos e o cross over italiano mede 1,82 metros de altura, 1,76 metros de largura, 4,22 metros de comprimento e 2,53 entre eixos. Seu tanque tem capacidade para 50 litros, o que é mais do que suficiente, já que é um automóvel relativamente econômico. No seu porta malas cabem 382 litros, o que não pe muito para um automóvel do seu porte, mas já ajuda um pouco.

Para que o seu motor funcione sempre corretamente e sem nenhum problema, é necessário que alguns cuidados sejam tomados. Aqui seguem alguns deles com uma breve explicação:

1 – A cada 30.000 quilômetros deve-se trocar o líquido do sistema de arrefecimento. Da mesma forma que o óleo do motor perde suas características com o tempo e uso, o líquido de arrefecimento também. É extremamente importante que a troca seja feita, pis ajudará o motor a funcionar corretamente, economizando combustível, atingindo sua potência máxima, reduzindo o atrito e desgastes prematuros e emitindo menos poluentes;

2 – Fique sempre de olho no ponteiro marcador da temperatura do painel. Caso algo de diferente esteja acontecendo, pare o automóvel imediatamente e procure um centro automotivo especializado para uma geral e diagnóstico pois se estiver alguma coisa errada deverá ser arrumada o mais rápido possível;

fiat-idea

3 – Quando for completar o radiador, nunca o faça com o motor quente, pois geralmente colocamos água fria o que compromete e pode danificar o sistema. Ao abrir o reservatório, tome muito cuidado para não queimar, pois geralmente o vapor sai longe;

4 – Pelo menos uma vez por semana verifique o nível do líquido do reservatório de expansão, com muito cuidado para sempre o fazer com o motor frio;

5 – Quando for realizar a troca do líquido, aproveitar para verificar os componentes do sistema e efetuar a sua manutenção preventiva, verificando as condições dos componentes e caso estejam apresentando funcionamento aquém do esperado, providencie imediatamente a troca, pois sabemos que a manutenção preventiva reduz sobremaneira as despesas com o automóvel.

E para que todas as manutenções e verificações do Fiat Idea sejam realizadas corretamente e por técnicos mecânicos treinados e prontos para realizar diagnósticos corretos e precisos, procure sempre um centro automotivo especializado. Aí você terá o Fiat Idea apresentando o melhor desempenho possível, que somente é conseguido com a correta manutenção.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,

Caixa de direção hidráulica do New March

A Nissan, montadora que tem feito muito sucesso no Brasil, lançou recentemente o New March 2015, automóvel da categoria hatch compacto que à partir de agora é fabricado no Brasil, na fábrica localizada na cidade de Resende no Estado do Rio de janeiro. O New March apresenta aperfeiçoamentos estéticos e no que diz respeito à tecnologia e seus preços vão de 32.990,00 reais a 42.990,00 reais.

novo-nissan-march-2015-03

O automóvel é basicamente o que já era vendido aqui no Brasil, mas apresenta uma reformulação estética na frente, seu interior possui um novo painel e também agora é fabricado aqui no Brasil, não sendo mais importado do México. Esse New March já está sendo vendido nas concessionárias autorizadas. Apresenta versões 1.0 com 74 cavalos e 1.6, de 111 cv, sendo um concorrente direto do Volkswagen UP! Procure sempre um centro automotivo especializado.

No caso do New March SL de 1.6 litro, sua transmissão é manual. Aliás, para o New March não existe a opção de câmbio automático, o que é uma pena. Ele tem o seu preço em R$ 42.990 reais, oferecendo, entre alguns itens sistema de ar-condicionado com comando digital, direção com assistência hidráulica, seu volante é multifuncional inclusive com comandos do rádio, seu revestimento interno está mais sofisticado juntamente com o sistema multimídia que apresenta navegação por GPS.

O sistema de direção hidráulica veio para diminuir o esforço que o motorista precisa fazer para manobrar o automóvel. Em automóveis que são equipados com caixa de direção hidráulica, a parte mecânica do sistema é comandada facilmente pelo motorista já que o maior trabalho é realizado hidraulicamente. Toda a ação hidráulica acontece com a ajuda do fluido, que está sob alta pressão, de um lado ou do outro da cremalheira.

A bomba hidráulica tem o seu acionamento realizado assim que o motor começa a funcionar, usando o fluido do reservatório e mandando a pressão que é necessária para o mecanismo de direção funcionar. Caso aconteça alguma falha ou problema no sistema hidráulico, ele começara a se comportar como um sistema mecânico comum, deixando de ter a facilidade para efetuar as manobras que a direção hidráulica possui.

march2015.sv

Um dos principais indícios de que existe algum problema na barra de direção é quando ela está com folga. Essa folga pode acontecer pelo fato de algum componente estar solto na coluna, o mecanismo de direção estar solto no chassi, o volante solto na coluna algum componente de barra solto ou algum mecanismo desregulado.

Existe um teste simples para verificar se existe alguma folga na caixa de direção. Quando o automóvel estiver no solo, movimente o volante de um lado para outro com o motor ligado e caso exista alguma possível folga, ao movimentar essa folga aparecerá, demonstrando que está na hora de uma revisão e um reparo em algum centro automotivo especializado. É muito importante eliminar essa folga pois caso esteja muito grande, é até perigoso dirigir assim.

Assim que perceber essa folga ou qualquer outra situação diferente com a direção hidráulica do New March, procure o mais rápido possível um centro automotivo especializado para efetuar um diagnóstico preciso e fazer a manutenção adequada. Lá você conta com técnicos mecânicos prontos para arrumar e deixar o sistema de direção hidráulica do New March funcionando perfeitamente.

Publicado em direçao hidraulica Marcado com: , , ,

Cuidados com os pneus do Toyota Etios Sedan

A linha 2015 do Toyota Etios chegou recentemente às lojas com poucas ou quase nenhuma mudanças nos seus itens de série e no seu visual, e algumas alterações no seu preço, o que não poderia deixar de acontecer. Agora, o hatch tem no seu preço inicial de 38.380,00 reais enquanto o Etios sedã parte inicialmente de 42.470,00 reais, preços que foram reajustados em 420,00 e 440,00 reais respectivamente.

toyota-etios-xls-2014-30-620x4131

O que chama a atenção da linha 2015 encontra-se no interior do automóvel, que acabou por receber itens de conveniência para dar uma maneirada na sua simplicidade bem abrangente. O Etios tem indicador de combustível com tecnologia digital, a regulagem de altura do banco do motorista e o alerta sonoro de quando as portas estão abertas e os faróis acesos. Agora o volante segue o mesmo design dos que equipam os automóveis Corolla e Camry 2015.

E para destacar, temos a versão top de linha Platinum que agora tem como equipamento uma central multimídia com navegador, câmera de ré, sistema que reproduz DVD e TV digital. Para que esse equipamento seja adotado teve um aumento no seu preço de 2.040,00 reais em relação à linha 2014.

Continuam iguais aos conhecidos motores de 1.3 litro com dezesseis válvulas Flex na versão X que apresenta 90 cavalos de potência a 5.500 RPM e 13 kgfm a 3.150 giros, juntamente com outra 1.5 litro de 16 válvulas Flex nas demais versões com 96,5 cavalos de potência a 5.600 rpm e 13,9 kgfm a 3.100 giros, estando abastecido com etanol, sempre tendo câmbio manual de cinco marchas.

E para que seu automóvel tenha a estabilidade necessária e segurança total, um dos maiores cuidados é com os pneus. Muitas pessoas costumam colocar marcas que não conhecem, sem procurar saber sobre a sua durabilidade, seu material de composição, e isso esses fatores podem ser o principal causador de riscos à segurança, com danos são somente ao próprio veículo, mas também podem afetar os seus ocupantes.

etios_sedan_055

Por esse motivo, é muito importante manter a atenção à validade e aos cuidados que devem ser tomados no dia a dia, como calibragem, alinhamento, balanceamento e o rodízio que para ser feito corretamente deve ser levado a um centro automotivo especializado.

Esse cuidado é extremamente necessário e essencial, já que o automóvel pode parecer estar com tudo normal, mesmo ainda que os pneus tenham alguma deficiência. Pode dependendo muito do desgaste natural que os componentes possuem e a batida das rodas em algum obstáculo ou buraco, fazendo com que o automóvel Etios Sedan fique desalinhado. Dessa maneira é extremamente importante efetuar a manutenção específica nos pneus nos intervalos entre 5.000 e 10.000 quilômetros rodados, ou até mesmo caso evidencie-se qualquer tipo de anormalidade.

Podemos citar como exemplo quando há uma vibração no volante, provavelmente o problema esteja ligado diretamente aos pneus. Nesses casos, o balanceamento demonstra ser a solução mais comum e rápido para resolvê-lo. Fazer o balanceamento das massas do conjunto roda e pneu melhora e muito o equilíbrio e conforto, pois as trepidações nesse caso também são resolvidas.

Para que essas precauções sejam realizadas corretamente e por mão de obra especializada, leve constantemente e quando achar que existe a necessidade o seu automóvel Toyota Etios Sedan a um centro automotivo especializado. Lá você pode contar com técnicos mecânicos treinados e prontos para efetuar reparos e manutenções nos sistemas do automóvel, deixando-o corretamente alinhado e seguro para poder dirigir com segurança.

Publicado em serviços automotivos Marcado com: , , ,

Revisão e cuidados com o Chevrolet Cobalt

Já conseguimos encontrar na rede de concessionárias autorizadas Chevrolet a linha 2015 do sedã compacto Coblat, um automóvel que recebeu bastante melhorias e aperfeiçoamentos na sua lista de equipamentos de série e opcionais. Ele destaca-se pelo seu espaço e oferece o multimídia Mylink na versão LTZ, com tela de sete polegadas sensível ao toque, além do bluetooth e a entrada USB para colocar músicas, fotos e vídeos em um pen drive e desfrutar.

onix-03

Entre os novos conteúdos que apresenta, relaciona-se a abertura do porta malas agora é com um botão no painel, o sistema de travamento elétrico da tampa do bocal do tanque de combustível para maior segurança, câmera de ré para manobras mais seguras, retrovisores tilt down, que ao engatar a ré inclinam-se para baixo para melhorar a visualização nas manobras de estacionamento, forração de couro para os bancos que é opcional, módulo de TV compatível com o sistema multimídia Mylink. Para revisões, leve sempre a um centro automotivo especializado.

É um modelo oferecido em versões LS, LT e LTZ, tendo como itens de fábrica em todas as configurações o painel com velocímetro digital, sistema de ar condicionado e a direção hidráulica que facilita muito as manobras, juntamente com os freios ABS com EBD, que é electronic brake force distribution, tendo também travas elétricas nas portas, que podem ser acionadas pelo controle remoto na chave que é do tipo canivete.

Também tem alguns sistemas que precisam de cuidados. Os conectores dos sensores, atuadores e central. A oxidação, o mal contato e até mesmo o encaixe incorreto destes conectores podem acabar por provocar um isolamento elétrico e com isso essa peças não funcionem da maneira adequada. Os defeitos que essas situações podem acarretar variam de simples falhas elétricas até problemas na partida.
cobalt-2015-traseira
É necessário muito cuidado também com o sistema de arrefecimento. As situações como problemas na válvula termostática, na tampa do reservatório e bomba de água e até mesmo o baixo nível de água além de provocar o super aquecimento do motor, pode ocasionar bolhas de vapor na região em que se localiza o sensor de temperatura da água, o que acaba fazendo com que o mesmo gere informações erradas para a unidade central.

As mangueiras também precisam ter uma atenção especial. Realize constantemente uma análise visual procurando furos, entupimentos e obstruções e outros problemas que podem acontecer nas mangueiras de ar, combustível, água, sensor MAP, regulador de pressão, recirculação de gases, corretores de marcha lenta e todas outras mangueiras. Caso tenha algum problema providencie o mais rápido possível a sua substituição.

Bastante cuidado com a sujeira e a carbonização. Algumas peças como os atuadores de marcha lenta, TBI, bicos injetores, coletores de admissão, sonda lambda e filtros podem acabar por acumulando sujeiras ou até criar uma carbonização excessiva, o que acaba por atrapalhar o seu funcionamento. É muito importante manter essas peças sempre limpas para que o motor funcione corretamente.

Todas essas revisões nas peças e sistemas devem ser realizadas em um centro automotivo especializado com técnicos mecânicos preparados e prontos ara realizar todo e qualquer tipo de reparo para que seu automóvel esteja sempre pronto para utilização e não te deixe na mão quando você mais precisar. São efetuados diagnósticos precisos que detectam o que precisa ser realizado para que automóvel Chevrolet Cobalt funcione corretamente e sem falhas.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,

Cuidados com a bateria do Ford Ecosport

Recentemente a Ford divulgou detalhes sobre a linha 2015 do Ford Ecosport que não conta mais com a versão básica, a S, que estava custando 59.000,00, na linha 2014. Agora na linha 2015 a primeira versão inicial é a SE que parte do valor de 63.000,00 reais. Também agora tem a opção da versão SE para a motorização 2.0 litros e a top de linha, Titanium, para a de 1.6 litro.

Ecosport-2015-interior

Dessa maneira, o SUV agora tem entre seus itens de série rodas de liga leve, seus retrovisores externos possuem repetidores de seta, as maçanetas externas são pintadas e bagageiro no teto. A Ford deu uma enxugada no número de versões oferecidas na linha 2015 do Ford Ecosport. Agora, na linha 2015, é oferecido em seis configurações com preços que variam de 63.000,00 a 82.000,00. A maior perda ocorrida foi a antiga versão de entrada, a S, tabelada em 59.000,00. Também foram desligados os modelos 1.6 freestyle plus, 2.0 freestyle quatro por quatro e 2.0 titanium plus powershift. Leve a um centro automotivo especializado.

A intenção de diminuir os modelos oferecidos é um realinhamento na oferta de catálogos para simplificar a escolha e adequar-se Às preferências do mercado. Segundo a própria Ford, trata-se de um upgrade no SUV. A sua nova versão de entrada, 1.6 SE, sai de fábrica equipado com rodas de liga leve com quinze polegadas e piscas integrados nos espelhos retrovisores externos, item que não tinha no modelo anterior. Entre outros equipamentos nessa configuração podemos citar freios ABS, airbag frontal duplo, sistema de ar condicionado, sistema de direção elétrica, vidros elétricos, bagageiro no teto, sistema multimídia SYNC e volante multifuncional.

A sua versão top de linha também ganhou mais acessórios e agora possui sistema de ar condicionado digital, partida sem chave e sistema de acesso inteligente, sensor de chova, faróis que acendem-se automaticamente e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Sendo um item extremamente importante, a bateria é a principal peça fornecedora de energia ao automóvel. É ela que coloca o motor em funcionamento e da mesma forma que qualquer outra pela do automóvel sofre desgaste com o passar do tempo e necessita de revisão e troca preventiva. Por esse motivo, precisamos tomar alguns cuidados para que a bateria tenha uma boa durabilidade e um funcionamento dentro do esperado.

Comece escolhendo corretamente o produto. Dimensione dentro da necessidade, não ficando nem além e nem aquém. Instalar uma bateria com características elétrica inferiores ao recomendado no manual do proprietário, ou com a demanda elétrica necessária, a partida será ineficiente no motor e a durabilidade da bateria diminuirá.

É recomendado realizar uma manutenção no sistema elétrico da bateria a cada quatro meses e caso no teste sejam apresentados baixo desempenho, substitua preventivamente para que não arrisque a segurança quando a bateria falhar.

Ecosport

Os terminais dos cabos que estão ligados aos polos da bateria devem ser verificados. Eles devem estar bem presos, limpos e sem a utilização de graxa ou qualquer outro produto. Bateria solta em seu compartimento quer dizer baixa durabilidade pelas condições. Movimentos bruscos e vibrações farão com que se desgaste mais rápido as placas que armazenam energia elétrica o que pode inclusive provocar até um curto circuito elétrico.

É necessário utilizar a bateria corretamente dimensionada para evitar a diminuição da sua vida útil. A principal função a que presta a bateria é efetuar a partida do motor. Por esse motivo e recomendado que a sua descarga seja evitada por períodos prolongado, como por exemplo deixar os faróis e lâmpadas acesas ou rádios e outros aparelhos ligados enquanto o motor estiver desligado.

Todo sistema ou dispositivo de segurança que precisar ser instalado precisa ter boa tecnologia e dimensionamento, pois esses equipamentos costumam roubar muita corrente elétrica da bateria e faz assim a sua descarga muito rápida, o que acabará resultando em uma redução do desempenho elétrico.

E para terminar existe um mito de que ligando o automóvel por alguns minutos a bateria será carregada. Na verdade, o tempo de recarga depende de diversos fatores e por esse motivo caso a bateria esteja totalmente descarregada o ideal é levá-la a um centro automotivo especializado para que seja efetuada uma carga na bateria, juntamente com diagnósticos precisos. Caso seja necessário a bateria deve ser substituída.

Publicado em dicas elétricas Marcado com: , , ,