Dicas de mecânica para o Suzuki Grand Vitara

Sabemos que ainda nos dias de hoje, o Grande Vitara é um automóvel bastante procurado no mercado de usados, sendo que o jipinho chegou ao Brasil na década de 90, porém com alguns itens muito novos para a época. Além disso, foi o precurssor em um nicho do mercado até então novo e que inaugurou, conquistando uma legião de fâs, pelas suas dimensões compactas e sua habilidade para enfrentar terrenos acidentados para uma trilha. Como na época não tinha concorrentes diretos, tornou-se um sucesso instantâneo.

2013-Suzuki-Grand-Vitara-Facelift-SUV-3

Mais em seguida, a Suzuki ainda apresentaria o Grand Vitara, que atualmente possui o nome de Tracker e é vendido pela GM, além de outros modelos menos cotados, como o Baleno e o Jimy, até que por fim saiu do mercado brasileiro no ano de 2003. Agora, a Suzuki retorna e apresenta a terceira geração do Grand Vitara que foi lançada no ano de 2005 lá fora. Conta com uma rede autorizada bastante grande e espalhada, fazendo a sua manutenção tranquila. Agora, os tempos mudaram e diferente do seu antecessor, o utilitário terá vida difícil e dura, já que o segmento em que atua está bem aquecido pelas vendas e é liderado pelo Hyundai Tucson, que é uma parada forte. Leve a um centro automotivo especializado.

Por enquanto, o Grand Vitara somente terá versões a gasolina com motorização de 2.0 litros dezesseis válvulas e 140 cavalos de potência com seu bloco e cabeçote inteiramente construído em alumínio. Tem duas opções para câmbio: manual com cinco marchas e o automático com quatro. Ele possui tração integral permanente que apresenta bloqueio do seu diferencial central para que a força seja distribuída igualmente entre as rodas e ainda possui a tração reduzida.

Para que o Suzuki Grand Vitara tenha vida útil bem extensa e sempre cuidado, certas precauções são necessárias, já que a quantidade de problemas mecânicos ou elétricos que um automóvel pode apresentar é extenso demais, precisando do mecânico cada vez mais cuidado e atenção, já que a cada dia que passa é mais difícil dominar tudo o que é necessário e acontece em um automóvel. Por isso, aqui estão algumas dicas sobre o que fazer em determinada circunstância.

São precedimentos relativamente fáceis e que com um pouco de calma e cuidado pode evitar um monte de noite mal dormidas, caso o procedimento esteja correto e seja eficaz.

Uma delas é o cabo de velas, que constantemente deve ser verificado se não existe cortes e nem perfurações nele, já que isso pode provocar a fuga de centelhas do cabo para o motor ou até mesmo algum outor aterramento elétrico. Utilize um multímetro para verificar a continuidade do cabo e veja também se os contatos elétricos estão em ordem ou apresentam oxidação.

Grand Vitara 2013 Interior

Verifique também as bobinas de ignição, realizando uma inspeção visual para verificar a existência de alguma trica e até com o uso de uma ferramenta denominada centelhador para verificar a qualidade da centelha produzida por esta bobina.

Outra situação que se deve tomar muito cuidado é o combustível adulterado, pois caso seja de má qualidade pode além de prejudicar muito o motor, pois ele começará a falhar e pode inclusive sujar a bomba de combustível, dificultar e muito o diagnóstico de um problema, já que o combustível adulterado pode fazer com que a sonda lambda leia informações incorretas prejudicando o funcionamento do motor. O combustível adulterado também pode danificar outros componentes como a bomba de combustível, os bicos injetores, as velas de ignição e até mesmo partes internas do motor.

Os filtros de combustível sempre devem ser vistoriados também. Sempre que acontecer uma pressão e vazão provenientes da linha de combustível abaixo do normal, veja o filtro de combustível. Nem todo mundo se lembra de realizar a sua troca na data recomendada pelo fabricante, o que pode ocasionar a obstrução do filtro, o que dificulta e muito a passagem de combustível fazendo com que a pressão na linha fique alterada. Caso esse filtro esteja obstruído, precisa-se tomar muito cuidado, pois a bomba de combustível pode queimar.

O nível e a qualidade do óleo devem ser verificados sempre que parar em um posto de gasolina para abastecer. Problemas apresentados pelo excesso de óleo e a má qualidade do mesmo pode fazer com que aconteça uma carbonização excessiva da câmara de combustão, além de contaminar a sonda lambda e prejudicar o seu funcionamento. Esse tipo de defeito causa a saída de fumaça pelo escapamento, além de falhas no motor e outros.

Para que o automóvel esteja sempre funcionando perfeitamente, além de seguir esses conselhos, vá sempre a um centro automotivos especializado, com técnicos mecânicos treinados e aptos para resolver qualquer problema e situação que esteja fora do normal. Leve sempre o seu Suzuki Grand Vitara para as revisões.

Publicado em direçao hidraulica Marcado com: , , ,