Tipos de gasolina para abastecer a Chevrolet S10

Recentemente, a Chevrolet apresentou a sua linha 2015 e também a da picape S10, que mesmo não trazendo muitas diferenças na sua parte externa, passou por algumas modificações importantes. A sua principal alteração está na sua motorização, que ficou mais potente e robusta. Um novo motor de 2.5 litros flex com quatro cilindros e injeção direta de combustível e as válvulas com comando variável, que podem gerar até 206 cavalos de potência.

interior-s10-2015

Os motores de até então, de 2.4 litros flex que gerava 147 cavalos de potência com etanol e de 2.8 litros a diesel com a geração de 200 cavalos de potência ainda são oferecidos, enquanto o novo motor pode equipar somente as versões LT e LTZ com cabine dupla. Seu preço varia de 70.000,00 reais até 143.000,00 reais. Mas a opção de cabine simples encontra-se restrita somente às versões LS, que é a versão de entrada. Procure sempre um centro automotivo especializado.

O seu novo motor proporciona a geração de seu pico de potência de 206 cavalos de potência de etanol, enquanto a gasolina permite desenvolver 197 cavalos de potência. Seu torque é perfeito para um automóvel grande e pesado, desenvolvendo 27,4 kgmf e 26,4 kgmf com o motor de 2.5 litros. Apresentando juntamente com esse novo motor pode acrescentar um câmbio manual de seis marchas. A sua tração está nas opções de ser traseira ou quatro por quatro. A unica opção para a transmissão manual de cinco velocidades é o motor de 2.4 litros flex.

Para que aconteça a geração dessa eficiência, o bloco é de alumínio e com camisas de cilindros de ferro fundido. Seus pistões são de alumínio e com pino flutuante. A bomba de óleo apresenta vazão variável com dois estágios enquanto o controle eletrônico da válvula de arrefecimento do motor permite uma maior precisão no controle de temperatura e foi possível eliminar a partida a frio com a adoção do sistema de injeção direta de combustível.

A sua motorização não foi a única novidade, já que todas as suas configurações tiveram as suas suspensões recalibradas para dar mais firmeza ao se rodar, com a caçamba tendo carga máxima ou vazia. Seu isolamento acústico também foi retrabalhado. As suas versões LTZ, independente de ter o motor a diesel ou o flex, receberam uma nova textura no seu painel e nas portas, enquanto o console central agora conta com revestimento em couro.
Colorado-Sport-2015-04
Para saber o melhor tipo de combustível e abastecer corretamente a sua S10, falaremos sobre a gasolina comum, a aditivada e a premium, já que mutias pessoas confundem e não sabem a diferença entre uma e outra.

A gasolina comum é o combustível bruto que sai da refinaria e é acrescida de 25 por cento de etanol anidro. Não contém nenhum tipo de aditivo e basicamente não varia de marca para marca. Justamente por não possuir aditivos, é o combustível menos recomendado para abastecer, já que não possui propriedades que ajudam a proteger o motor.

Os combustíveis comuns sem aditivo fazem com que os resíduos de combustão fiquem depositados sobre as válvulas de admissão do motor, o que compromete a mistura de ar e combustivel ao longo do tempo. No médio prazo, a sujeira compromete o funcionamento do automóvel o que pode resultar em um aumento de consumo do combustível.

A gasolina aditivada, como o próprio nome diz contém aditivos químicos que facilitam e ajudam na limpeza do motor. Cada marca possui a sua própria formulação de gasolina aditivada e em geral todas apresentam detergentes e dispersantes. O detergente desprende a sujeira e o dispersante faz com que essa sujeira seja quebrada para ser eliminada pelo sistema de combustão. Além disso, nos aditivos ainda existe a presença de anticorrosivos e antioxidantes.

Já a gasolina premium, como a lei especifica e esclarece, também possui os 25 por cento de etanol anidro. É composta por aditivos usados na gasolina aditivada que ajudam na conservação e limpeza do motor. A principal diferença é em relação à sua octanagem. Enquanto a octanagem da comum e da aditivada é de 87 octanas ou IAD, índice anti detonante, a gasolina premium apresenta a octanagem de 91 octanas. Quanto maior o índice da octanagem, menos explosões o motor apresenta , e dessa maneira a vida útil do motor aumenta.

Para que mais dicas sobre o abastecimento sejam fornecidas, procure sempre um centro automotivo especializado e os seus técnicos mecânicos lhe darão várias dicas interessantes e que ajudarão muito na hora de escolher o combustível para ajudar a economizar no seu bolso porém sem perder o rendimento e a performance da sua Chevrolet S10.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,