QUAL A FUNÇÃO DAS VELAS AUTOMOTIVAS

As velas automotivas possuem papel principal no sistema elétrico automotivo. Falaremos um pouco sobre suas atribuições e daremos algumas dicas.

As velas são responsáveis por produzir faíscas elétricas que inflamam a mistura de gasolina e ar nos cilindros do motor. Uma vela é composta por um eletrodo metálico que passa pela parte central do isolador (que é feito de porcelana) – pólo central. Em volta da parte inferior do isolador existe um corpo metálico que é encaixado na cabeça dos cilindros.

Soldado à parte inferior deste corpo e dessa maneira ligado à massa através da cabeça dos cilindros, encontra-se outro eletrodo – o pólo da massa. Uma pequena folga separa este eletrodo da extremidade do eletrodo central.

A corrente que vem do distribuidor, de alta tensão, passa pelo eletrodo central e atravessa essa folga sob a forma de uma faísca.

Na imagem abaixo, explicamos um pouco mais sobre a vela.

vela explicada

Para o motor apresentar um rendimento satisfatório, a faísca deve ter intensidade suficiente para inflamar eficazmente a mistura de gasolina e ar, o que significa que a folga deve ser relativamente grande. Mas, quanto maior for esta folga, maior também deverá ser a voltagem necessária para fazer soltar a faísca. As folgas que os fabricantes recomenda atualmente para as velas dos automóveis modernos variam entre 0,5 a 1,0 mm. Deve-se verificar periodicamente a folga, já que com o tempo os eletrodos se desgastam lentamente e se encobrem de resíduos, deixando o folga menor.

Outros fatores ajudam a deixar faísca fraca e irregular, não somente a dimensão incorreta da folga; são esses:

a ruptura do isolador ou

uma película de óleo ou de água na sua superfície exterior

poderão provocar fugas de eletricidade e originar uma faísca fraca ou mesmo impedir que esta salte entre os eletrodos, sob a pressão de compressão existente dentro de cada cilindro.

Fazendo a vedação entre a vela e a cabeça dos cilindros, existe uma junta para assegurar a vedação dos gases.

Algumas velas no lugar da junta, apresenta uma base em forma de cone que se aloja na cabeça dos cilindros.

Para fazer uma revisão nas velas e no sistema elétrico do automóvel, procure um centro automotivo especializado.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,