Itens básicos de segurança para conferir no seu automóvel.

Alguns itens precisam ter atenção redobrada no seu automóvel. São itens de segurança e de manutenção fácil. A sua manutenção deve ser feita preventivamente, sempre em um centro automotivo especializado.

S032561
São eles:

Cinto de segurança: Item de uso obrigatório e fundamental para a segurança do motorista e dos passageiros do automóvel. Olhe sempre se os engates e os pontos de fixação estão firmes e bem conservados. Lubrifique constantemente para sempre funcionarem corretamente. Limpe também com um pano umedecido com detergente neutro, para manter as tiras limpas.

Equipamentos de emergência: o extintor de incêndio, o triângulo de sinalização e o estepe devem estar em dia e perfeitos, caso contrário são passíveis de multa, já que pela legislação são obrigatórios. Mesmo não sendo obrigatórios o macaco e a chave de roda precisam estar em ordem e funcionando, já que ninguém quer ter o pneu de um carro furado no meio de uma rodovia deserta, mas caso aconteça, precisa ter todas as ferramentas em ordem para conseguir arrumar. O estepe deve estar sempre calibrado corretamente e balanceado, pois caso seja necessário seu uso ele estará pronto. O extintor de incêndio deve estar lacrado e dentro do prazo de validade, caso contrário pode ser multado.

Escapamento: com o uso constante, sofre desgaste provocado por resíduos corrosivos de combustível e óleo, precisando ser trocado sempre que apresentar buracos ou rachaduras, para não comprometer o desempenho correto do motor. Abafa o ruído do escape, ficando mais silencioso.

Faróis: os faróis precisam ter revisões periódicas: suas lâmpadas devem ser trocadas a cada dois anos aproximadamente. Os buracos no asfalto fazem com que os fários percam sua regulagem e não iluminem corretamente. Aí, devem ser regulados. A revisão nos faróis deve ser feita a cada 100 dias. Além do que faróis mal regulados podem ofuscar os olhos de quem está dirigindo em direção contrária, podendo até causar um acidente.

Fusíveis: são pequenos e simples de trocar, já que a caixa onde encontram-se é de fácil acesso. Quando alguma coisa do sistema elétrico não estiver funcionando, o primeiro lugar que deve ser verificado é a caixa de fusíveis, com o auxílio do manual do proprietário do automóvel, pois nele consta onde fica cada fusível e ao que refere-se.

Limpador do pára brisa: é um equipamento de extrema necessidade e que precisa funcionar perfeitamente, em um caso de chova forte. Estando funcionando bem, o condutor do automóvel não terá dificuldades para enxergar à sua frente, mesmo com chuva forte.

Esses são alguns dos itens que precisam ser verificados constantemente. Caso queira uma revisão geral, leve seu automóvel a um centro automotivo especializado.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,