FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE AIR BAG

Falaremos sobre air bags, itens fundamentais na segurança dos passageiros do veículo. Conheça mais sobre ele.

airbag2

O que são air bags?

Os air bags são umas bolsas que se enchem de ar muito rápido em caso de acidentes, protegendo principalmente a cabeça e o tórax dos ocupantes do automóvel contra impacto que os ocupantes sofreriam em partes do próprio veículo e entre os próprios ocupantes.

Geralmente, pensamos que ele é acionado quando ocorre a batida, mas ele funciona à partir da variação brusca da velocidade, pois a batida faz com que aconteça uma desaceleração violenta e é isso que aciona o sensor.

Esse sensor, identifica quando a velocidade varia pelo menos 20 quilômetros por hora em um espaço de tempo muto pequeno – como em uma colisão. O sensor é uma das três principais partes do air bag. Além dele tem-se a bolsa, que infla, e os elementos químicos, que provocam uma reação para fazê-la encher.

A partir do momento em que o sensor emite um sinal elétrico, uma reação química entre nitrato de potássio e nitreto de sódio se inicia. Esses compostos se oxidam e se forma o nitrogênio, que é um gás que se expande a uma velocidade de aproximadamente 300 quilômetros por hora e enche a bolsa em menos de um
segundo, protegendo os ocupantes de um acidente.

Quando o air bag se abre, podemos ver uma nuvem de pó branco no interior do veículo. Esse pó é o talco que é usado para evitar que as dobras do saco de nylon grudem e dificultem a abertura em caso de acidente. A bolsa é cheia de furinhos, e começa a desinflar logo depois de encher.

Onde o air bag pode estar localizado

Para os ocupantes da frente, geralmente se localizam no volante e no painel. Para os passageiros no banco traseiro, se localizam geralmente no encosto dos assentos frontais ou nas portas laterais de trás. Há ainda os instalados na parte central do assento traseiro, para proteger os passageiros de se baterem entre si em caso de capotamento ou batida lateral. Dependendo do carro, pode-se ter air bags laterais para motorista e carona.

Podemos citar também as bolsas do tipo cortina, instaladas na tampa do porta-malas. Este modelo é muito útil para evitar estilhaços do vidro temperado traseiro, principalmente em colisões laterais, atinjam atinja os ocupantes dos assentos de trás do veículo.

Mesmo assim, ainda machuca

Mesmo protegendo contra lesões que poderiam ser fatais, o air bag pode causar ferimentos suaves aos passageiros. Isso porque, mesmo que seja uma bolsa inflada, é uma superfície contra a qual os ocupantes tem um chique forte. Além disso, hematomas leves e queimaduras são comuns quando o equipamento é acionado.

Mesmo tendo o airbag, os passageiros precisam usar o cinto de segurança, pois ajuda a minimizar o impacto. Os ferimentos causados pelo air bag podem se agravar se os passageiros não estiverem de cinto, que ajuda a diminuir a aceleração do corpo e os efeitos do impacto. Sem o uso do cinto de segurança, a violência da batida é toda aplacada pela bolsa de ar. O impacto com o air bag nunca é confortável, e sem o cinto se torna pior.

Para realizar um checkup do air bag e dos dispositivos do automóvel, procure um centro automotivo especializado.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,