Entenda o que é torque e potência no Polo Hatch

O Novo Polo Hatch é um automóvel que apresenta uma dirigibilidade extraordinária, motor muito bom e ágil, o acionamento do seu câmbio e da direção é perfeito e possuem uma integração enorme entre si. Outro ponto positivo é o seu consumo, já que consegue fazer até 18 quilômetros por litro na estrada com o sistema de ar condicionado desligado.

polo_hatch

É um automóvel muito confortável em longas viagens, mesmo que a estrada esteja ruim; nesse caso precisa mais cautela do motorista. É um automóvel compacto que apesar de seu tamanho pode muito bem ser confundido com um de categoria superior. Seu espaço interno na lateral é relativamente escasso, o câmbio possui a relação bem curta, já que a 100 quilômetros por hora na quinta marcha já está a 3.000 rotações por minuto. Porém esse fato não afeta o consumo. Para efetuar a manutenção leve sempre a um centro automotivo especializado.

Precisa ficar atento no fato das bieletas da barra estabilizadora dianteira ressecarem com facilidade, necessitando assim de mais trocas frequentes do que o desejável. Mesmo assim não preocupa, pois não é cara. Tirando essa situação, apenas a manutenção normal rotineira e que apresenta preços normais.

Na opinião de muita gente, é um automóvel que não é valorizado da maneira que deveria, pois é um automóvel muito bom e é uma pena que a Volkswagen tenha entre seus consumidores a maioria que prefere o Gol e o Fox, que dependendo da versão possui preços até maiores.

Outros pontos fortes do Polo Hatch, podemos colocar:

1 – Embreagem hidráulica;

2 – Som original de fábrica muito bom para um sedan compacto;

3 – Seu espaço interno é muito bem distribuído;

4 – Sensor sonoro de estacionamento;

5 – Bastante estável em curvas de média velocidade com e sem peso;

6 – Painel completo, com computador de bordo.

Resumindo, é um automóvel altamente indicado para uma família pequena.

Sempre que se inicia uma conversa sobre automóveis, o papo vai desde os componentes mais simples, passando para os mais complexos. Porém, na maioria das vezes não pode faltar conversa sobre potência, torque e as rotações em que acontecem os seus respectivos picos. Costuma-se dizer que tal pessoa anda somente em alta, que outra somente em baixa. Resumindo, qual a diferença entre torque e potência?

volkswagem-polo-hatch-2014

Torque e potência são a mesma força porém vistas de ângulos diferentes. Justamente essa diferença que irá definir o tipo de aplicação que o motor terá. O torque é a força que se gera na explosão dentro das câmaras de combustão e acontece pelo curso do virabrequim (que é a força de giro) vezes o braço da alavanca. Por esse motivo a sua unidade envolve trabalho e distância. Para exemplificar, quando acontece o aperto de uma porca com uma chave de boca, está-se aplicando o torque.

É nas rotações mais baixas que o torque máximo de um motor tende a acontecer justamente devido à sua eficiência volumétrica (porcentagem de mistura ar combustível que o motor consegue aspirar a cada ciclo que acontece) e é o momento onde acontece o melhor aproveitamento da explosão. Depois que isso acontece, a capacidade de fazer força começa a cair devido ao aproveitamento da energia dentro do cilindro.

Podemos comparar com uma bicicleta. Quando você atinge uma velocidade considerável, por exemplo algo em torno de 50 quilômetros por hora, já não consegue dar aquela pedalada mais forte de uma vez, justamente pelo fato da velocidade estar bem avançada.

E para que o motor do Volkswagen Polo Hatch esteja sempre em ordem, regulado e proporcionando segurança, conforto e confiabilidade, leve constantemente a um centro automotivo especializado para revisões preventivas, que inclusive são as mais baratas, juntamente com diagnósticos realizados por técnicos mecânicos treinados para deixar o motor funcionando perfeitamente.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,