Engate nos veículos

Vamos falar hoje, sobre o engate traseiro nos veículos, ele desperta ódio e paixão. Este acessório é voltado para engatar uma carga, mas a maioria dos motoristas o procura para proteger a parte traseira do automóvel contra batidinhas de outros veículos. Alguns compram até por motivos estéticos. Mas a impressão de segurança é falsa, o Centro de Experimentação e segurança explica o porquê.

engate pode proteger sim seu veículo

O engate pode proteger sim seu veículo de encostadas leves, que ocorre principalmente nos estacionamentos. Mas por outro lado, se ocorrer um impacto mais forte atrás do seu veículo, o engate danifica seu carro de forma muito mais violenta do que se não tivesse nenhum acessório ali.

Como já dissemos, o engate tem a função de acoplar algo ao veículo, mas existem regras para a instalação:

-Ele deverá ser instalado respeitando os pontos de fixação. Descritos no manual do carro.

-O engate deve ser instalado somente em carros que tenham capacidade de tração. Essa informação está no manual do proprietário.

-Deve verificar também o modelo de cada engate, respeitando sua capacidade de carga, variando entre 400 kg e 1.500 kg.

-O engate deve ter sido testado pelo Inmetro e deve conter uma placa visível fixada a ele, com o nome do fabricante, CNPJ e identificação do registro concedido pelo Inmetro, modelo do veículo ao qual se destina uma referência à resolução 197/06 que regulamenta o uso do acessório e capacidade máxima de tração do automóvel.

-A tomada elétrica deverá ser instalada seguindo os padrões. Uma fiscalização sempre irá verificar se ela está funcional.

Caso esteja encontrando alguma dificuldade com esse equipamento em seu veículo, entre em contato com nosso centro automotivo. Além de reparos mecânicos possuímos longa experiencia em instalação de direção e manutenção do ar condicionado de carro. Equipamentos e serviços profissionais para dar suporte e realizar os mais diversos serviços profissionais.

 

 

Publicado em dicas automotivas Marcado com: ,