Dicas para dirigir com segurança e ultrapassar com seu automóvel

Quando estamos dirigindo, precisamos ter a consciência que a nossa vida está em jogo, bem como as dos outros que estão nos outros automóveis, ainda mais caso ocorra uma colisão dos veículos.

Para evitar isso, damos algumas dicas que se forem seguidas, evitarão acidentes e farão com que a direção seja defensiva e sem perigos.

Onde houver sinalização proibitiva de ultrapassagem, nunca ultrapasse. A sinalização que é colocada por toda a pista, é a representação da lei e foi colocada no local por pessoas técnicas que já calcularam que naquele local não é possível a ultrapassagem, pois um acidente pode acontecer. Nos trechos da estrada onde existir sinalização permitindo que se faça ultrapassagens, ou caso não exista nenhum tipo de sinalização, apenas realize a ultrapassagem caso a faixa do sentido contrário ao fluxo estiver livre e, ainda assim, só ultrapasse caso o seu automóvel tenha a potência suficiente para isso e levando em conta a velocidade do veículo à frente.
download (1)
Nas subidas somente ultrapasse caso exista a terceira faixa e ela estiver disponível. Essa faixa é destinada a veículos lentos. Caso não exista essa faixa, siga as mesmas orientações anteriores, considerando-se que a potência exigida do automóvel será maior do que na pista plana. Para realizar a ultrapassagem, ligue a seta para a esquerda, faça a troca de faixa observando uma distância segura do veículo que está na sua frente e somente volte para a faixa normal de tráfego quando puder enxergar o veículo ultrapassado pelo retrovisor.

Nos declives, as velocidades de todos automóveis costumam ser maiores. Portanto, para ultrapassar, tome cuidado redobrado com a velocidade requerida para realizar a ultrapassagem . Lembre-se que o limite máximo estipulado para o trecho não pode ser ultrapassado.

Seja prudente: caso algum veículo queira te ultrapassar, não acelere, para que ele realize a ultrapassagem com segurança e tranquilidade. Mantenha a velocidade do seu automóvel ou caso necessário, até reduza um pouco.

A melhor dica e que poucas pessoas prestam atenção é a seguinte: nunca realize ultrapassagens sem que você consiga ver até onde irá realizar a ultrapassagem. Portanto, antes de iniciar a ultrapassagem, tenha a certeza de que poderá manter essa velocidade até o fim. E isso só é possível caso tenha a visão completa do percurso que será feito até o final da manobra.

Dessa forma, para maiores dicas sobre como dirigir com segurança, procure um centro automotivo especializado.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,