Cuidando e reparando do motor da Kia Sportage

Enquanto a Hyundai vendia muito bem o Tucson, lançou também o IX35, que é um automóvel bastante polivalente: muito bom para aventuras off road e também é confortável para andar no asfalto. Agora, a Kia, que é parte integrante do mesmo grupo, estreou a nova Spotage com o mesmo apelo e tendência multiuso: bom off road e no asfalto. Sua base mecânica é a mesma do IX35 e esse modelo já desembarcou aqui no BRasil e tem feito um sucesso tremendo, maior do que o esperado.

novo-kia-sportage-2014-03

Além do novo, o sucessor herdou pouca coisa da antiga Sportage, que é mais convencional quando falamos de estilo. A nova Sportage apresentou um protótipo, o Kue. O designer disse que a intenção foi produzir e montar um automóvel que apresentasse o DNA dos novos carros da marca com a nova grade frontal e também o espírito de jovialidade, apresentando um novo perfil de cupê esportivo. Seus vidros traseiros estão mais estreitos e seus contornos mais radicais e além do efeito estético aconteceu um ganho aerodinâmico que melhora o desempenho e a economia de combustível. Leve sempre a um centro automotivo especializado.

A nova Sportage fez de tudo e conseguiu deixar de ser aquele utilitário estilo caixote para tornar-se um crossover muito elegante. Essa mudança aconteceu sob os cuidados de designers renomados que desenham os modelos da Kia e os transforma nos modelos mais insinuantes possíveis. Leds contornam os faróis dianteiros da Sportage, melhorando a visibilidade e também marcam o novo estilo da Kia, criando uma identidade visual muito interessante.

Para uma condução segura e de maneira a cuidar do motor da Sportage de maneira que ele dure bastante tempo e não estrageu rapidamente, podemos aqui dar algumas dicas. Isso porque é muito mais sensato manter o automóvel rodando em boas condições do que precisar trocá-lo em um pequeno espaço de tempo. O simples fato de fazer um motor novo custar milhares de reais, já é suficiente para tomarmos mais cuidado com a sua manutenção e dirigir da maneira mais cautelosa possível.

Certificando-se que o motor durará muito tempo. Muitas das dicas citadas aqui são de baixo impacto em relação a como afetam o deslocamento diário, porém fazem com que a economia de dinheiro aconteça e bastante com o passar do tempo.

Quando o motor ainda estiver zero quilômetro, o correto é ir devagar no início. Quando adquire-se um novo automóvel é até natural querer sentir a potência que ele pode desenvolver, ainda mais se estivermos em auto pista. Porém é muito importante ter calma pois o motor está recém fabricado, pelo menos até os 2.000 quilômetros. Até chegar aí, é importante que o acelerador seja mantido em uma faixa de RPM baixa, mas também podemos alterar de tempos em tempos rotações altas e baixas sem forçar muito o motor.

Isso pelo fato das peças novas do motor precisar acostumar com o papel que desempenhará no seu automóvel, principalmente os anéis de pistão. Eles precisam moldar-se aos cilindros do seu motor e isso leva tempo e uma condução cuidadosa para acontecer corretamente. Caso os anéis continuem a não encaixar corretamente, o automóvel pode queimar mais óleo do que o normal.

2015-KIA-Sportage-interior

Em dias frios, é muito importante deixar o motor do automóvel Kia Sportage esquentar antes de sair definitivamente com ele. O tempo frio não combina bem com o motor do automóvel. Necessita-se de mais energia para ligar o motor quando está gelado porque a bateria carrega uma carga bem menor. O óleo encontra-se frio e grosso, fazendo com que as partes móveis funcionem mais dificilmente.

Junta-se a isso o fato de a gasolina ser mais difícil de queimar quando o motor está frio. A sugestão é aguardar cerca de 30 segundos pelo menos a um minuto no máximo com o motor ligado para depois dirigir com cuidado o seu automóvel até que ele aqueça-se progressivamente, até então não se pode acelerar demais. Caso aconteça da temperatura estar abaixo de zero, deve-se deixar esquentar o motor por aproximadamente 3 minutos.

Todas essas dicas e muitas outras sobre como conservar o motor da Kia Sportage e de qualquer outro automóvel você consegue em um centro automotivo especializado junto a técnicos mecânicos especializados e treinados para resolver os problemas do automóvel e consequentemente os seus problemas.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,