Cuidados e manutenção no motor do Citroen C4

O C4, um automóvel fabricado pela Citroen, alia ao seu espírito esportivo um design moderno que está diretamente associado ao prazer de dirigir, tanto nas estradas quanto nas ruas. isso pelo fato do modelo contar com excepcional tecnologia de ponta com opções de motorização flex 1.6 e 2.0 com câmbio manual e sequencial auto-active e vários equipamentos que facilitam a direção com um conforto extraordinário e sofisticação fora do comum.

O Citroen C4 possui alguns itens que proporcionam facilidades e muito conforto para o motorista, fazendo dele um automóvel diferenciado e projetado para as pessoas mais exigentes no quesito segurança, conforto, praticidade e economia. Seu motor desenvolve torques ideais e velocidades constantes e surpreendentes, nem tanto para correr, mas para demonstrar ser um automóvel seguro e confiável. Leve a um centro automotivo especializado para verificações e uma revisão geral.

Ele possui um sistema de imobilização no seu motor, que tem por finalidade bloquear o funcionamento do automóvel caso a chave não seja reconhecida por seu sistema eletrônico. Esse é um dispositivo que se demonstra primordial quando o quesito é segurança, pois o automóvel só liga com a chave codificada corretamente.

Ou seja, caso o sistema se danifique, o motor funciona brevemente durante 2 segundos aproximadamente e logo em seguida o motor se desliga e a luz do imobilizador ficará piscando no painel. Então, o automóvel deve ser encaminhado a um centro automotivo especializado para que uma codificação nova seja feita na chave e o automóvel possa voltar a funcionar.

Outro quesito que precisamos ter cuidado é em relação ao farol. Quando ele estiver com regulagem baixa, dificultando que durante a noite a visibilidade seja perfeita e não seja capaz de apresentar a luminosidade adequada e esperada; ou, quando a regulagem estiver muito alta, fazendo com que os faróis ofusquem a visibilidade do motorista que está no outro automóvel e vem em sentido contrário. Em ambos os casos, a regulagem correta deve ser realizada em um centro automotivo e a cada seis meses.
interior-citroen-c4
Existem alguns fatores que fazem com que os faróis tenham a tendência para ficar desregulados: trepidações que o veículo sofra, assim como passar em uma rua esburacada ou esm pistas com muitos desníveis ou, ainda, quando temos algum serviço que não é realizado com cuidado no veículo, assim como a troca de pneus.

Para verificar se os faróis do Citroen C4 estão desregulados, pode ser utilizado o piso da garagem, desde que ele seja plano. Coloque o automóvel no piso e acenda os faróis. Atrás dos refletores dos faróis existem dois parafusos, um que regula a altura de maneira vertical e outro que regula de maneira horizontal. Encoste o Citroen C4 na parede e procure uma marca nos faróis que indique o seu centro. Caso não encontre essa marca, oriente-se pelo centro da lâmpada. Então, faça na parede a marca desses pontos para conferência.

Afaste o automóvel aproximadamente dois metros, em linha reta e faça um X, cinco centímetros abaixo dos primeiros pontos. Então ligue esses dois pontos com uma linha reta. utilizando-se dos dois parafusos, realize a conferência e verifique se o facho da luz atinge a altura da linha que foi feita na parede. Nesse caso, é necessário ajustar os faróis de forma que o facho de luz coincida com a linha feita na parede. Caso não coincida, ou esteja acima dela, é necessário ajustar os faróis de maneira que o facho de luz coincida com a linha feita na parede.

Esse procedimento indicado aqui é a maneira caseira de se fazer a regulagem. O ideal é levar seu Citroen C4 a um centro automotivo especializado, onde existem aparelhos calibrados milimetricamente para realizar essas medições e também técnicos mecânicos treinados para regular os faróis corretamente e deixando-os firmes, de maneira que não fiquem soltos e proporcionem segurança e iluminem corretamente o que precisa para que o ato de dirigir seu Citroen C4 seja feito de maneira correta e segura.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,