Cuidados e a manutenção do novo Ford Focus Hatch

Quando foi lançado o Novo Ford Focus Hatch, que também tem sua versão como sedan e foi o destaque quando foi lançado, pois é um automóvel muito robusto e que aguenta o tranco. Ele foi lançado com várias novidades, aproveitando que o mercado de automóveis estava aquecido. Nas suas versões hatch e sedan, as lanternas verticais mantiveram a identidade com o modelo anterior. Ele é importado da Argentina e vendido aqui no Brasil com motor Duratec de 2.0 litros a gasolina, possuindo bloco e cabeçote de alumínio, com o sistema de admissão variável e 146 cavalos de potência.

Já apresenta também uma versão flex. Seus compradores podem optar pelo câmbio automático ou mecânico, dependendo do apelo do desempenho. Ele apresenta também dois padrões de acabamento, o Ghia e GLX. A versão antiga ainda será produzida por algo em torno de um ano. O modelo apresenta o estilo Kinetic, que é mais fluido e com linhas menos angulosas, deixando uma impressão mais moderna, que o New Edge do seu antecessor. Leve a um centro automotivo especializado para manutenção preventiva.

Existe também referências a modelos da Volvo, como pode-se notar no desenho dos faróis e contorno do capô e na coluna traseira do sedan.

Para que o desempenho do automóvel seja o melhor possível, leia sempre e siga as instruções contidas no manual do proprietário. Mesmo tendo algumas instruções que são bastante óbvias, tem outras instruções muito úteis e que fazem toda a diferença na conservação bem do automóvel. Existem dicas sobre calibragem correta, óleo e outras situações muito importantes.

Mantenha um caderno com anotações ou mesmo um arquivo digital com os serviços que foram efetuados no Focus Hatch onde tenha anotado a data, a quilometragem e quando deverá ser feita a próxima manutenção e, o mais importante: siga sempre à risca e não perca nenhuma data nem deixe passar para realizar a manutenção.

Calibre constantemente e corretamente todos os pneus, de preferência toda semana, inclusive o estepe. Isso ajuda a manter a durabilidade e ajuda a economizar combustível. Leia na tampa de combustível ou na coluna do automóvel a calibragem correta a ser colocada nos pneus. Caso não encontre nenhuma indicação, no manual do proprietário com certeza terá a informação. É interessante calibrar o estepe com 3 libras a mais do que os outros pneus.
focus
Realize a troca de óleo e toda a vez que trocar o óleo, troque o filtro também, pois no filtro sempre fica depositado óleo sujo. O óleo deve ser utilizado o que o fabricante recomenda, pois assim o desempenho é melhor e conserva mais o automóvel. Compre o melhor óleo, pois você está cuidando do motor do automóvel, uma das partes mais sensíveis do automóvel.

Regule constantemente e realize a manutenção e regulagem do motor com suas peças: bicos injetores, filtros e velas, geralmente entre 20 e 30 mil kilometros.

Faça sempre também verificações no sistema de arrefecimento, as mangueiras, a água e os aditivos do radiador constantemente, lembrando também que é necessário usar o aditivo correto na água do radiador, para garantir a correta refrigeração do motor. Isso porque somente a água não é tão efetiva quanto o aditivo.

Para garantir que a vida útil da bateria do Focus Hatch seja a maior possível, acostume-se a dar partida com o pé pisando na embreagem, mesmo estando a marcha no ponto morto. Fazendo isso, o motor fica menos sobrecarregado e dessa maneira economiza-se o motor de arranque e também a bateria.

Um conselho muito importante é nunca dirigir com o pé nem apoiado na embreagem e quando parar no semáforo, evite segurar o carro na embreagem. O correto é colocar em ponto morto e acionar o freio de mão. Aliás, utilizar o freio de mão é sinal de inteligência e não de inexperiência.

Quanto tiver alguma dúvida sobre como cuidar do seu Focus Hatch ou até mesmo realizar as constantes manutenções e revisões que são necessárias, sempre leve a um centro automotivo especializado, para que o seu automóvel Focus Hatch tenha a maior durabilidade possível, fazendo com que você fique tranquilo e satisfeito com seu desempenho e segurança oferecidos.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,