Cuidados básicos com o motor do Fiat Siena

Quando falamos em sedão pequeno no Brasil, logo nos salta aos olhos o Fiat Siena, que é o pequeno mais querido e vendido no Brasil. No ano passado, esse pequeno notável emplacou em torno de 107.000 unidades no seu decorrer. Esse emplacamento tão expressivo deveria ser um motivo para a Fiat comemorar, correto? À princípio sim, mas em uma análise mais profunda nem tanto.

fiat_grand_siena_1

Se compararmos o ano de 2014 com o ano de 2013, as quedas de vendas do Siena caíram algo próximo a 18 por cento, o que não é pouco. Outro ponto que está preocupando os executivos da Fiat é que a diferença em relação a seu concorrente mais próximo, que no ano de 2013 foi algo superior em torno de 39 mil unidades vendidas, no ano de 2014 caiu para mais ou menos 19 mil. Ou seja, tudo indica que a diferença esteja caindo e aos poucos pode acontecer do Fiat Siena perder a ponta no mercado automotivo brasileiro. Leve seu Fiat Siena sempre a um centro automotivo especializado.

Por esse motivo, os executivos da Fiat e seus engenheiros estão criando alguma estratégia para dar uma alavancada nas vendas do Siena e de alguma maneira diminuir as vendas dos concorrentes para que a Fiat continue na frente e continue em primeiro em um mercado que a cada ano fica mais competitivo com o lançamento de novos modelos e opções disponíveis.

Por enquanto, o ano de 2015 já começa prometendo uma briga bem disputada na ponta, já que o Chevrolet Prisma que foi somente o quarto colocado no ano de 2013 fechou os três últimos meses do ano de 2014 na frente e pulou de 62 mil unidades vendidas no ano de 2013 para mais de 87 mil unidades vendidas no ano de 2015 o que dá a segunda colocação com folga e um avanço superior a 45 por cento em relação ao ano anterior.

Um dos motivos do Fiat Siena ter sido desde sempre um grande sucesso foi ele ter sido baseado no Fiat Palio, outro estrondoso sucesso da Fiat. Sua mecânica é simples, um automóvel bastante confiável e de fácil manutenção. Outro ponto positivo é que o Siena é bastante econômico para a sua categoria e sua gama de opcionais oferecidos é bem ampla e consegue satisfazer seus compradores.

Para que o seu Fiat Siena esteja sempre bem cuidado e funcionando perfeitamente, alguns cuidados muito básicos e fáceis são necessários tomar para que tenha vida longa, proporcionando conforto, confiabilidade e economia sempre. As dicas são muitas e nesse artigo falaremos sobre duas importantes que devem ser observadas corretamente. Uma que influencia diretamente no motor e consumo e outra extremamente importante para a segurança.

Fiat-Grand-Siena-

A primeira dica é sobre cuidar bem do escapamento, já que com seu uso constante ele sofre desgaste que é provocado pelos resíduos corrosivos de combustível e óleo e sempre que apresentar buracos ou rachaduras deve ser trocado para que o bom desempenho do motor não fique comprometido. Ele é composto por câmaras de expansão, conversores catalíticos e tubos.

Sua função principal é recolher e eliminar os gases queimados no processo que acontece quando existe a combustão dentro do motor e também pelor diminuir a quantidade de barulho que é feito quando o motor funciona, utilizando-se de um silenciador interno que abafa o ruído. No interior desse silenciador existem tubos perfurados e defletores que desviam o fluxo de gás e dessa maneira reduz a sua velocidade e pressão. Assim, os ruídos e as vibrações diminuem bastante.

A segunda dica e que está diretamente ligada a segurança é a correta manutenção dos faróis. Muito motoristas nem se preocupam e imaginam que existe a necessidade de realizar revisões periódicas e constantes dos faróis do Fiat Siena. A cada dois anos em média as lâmpadas devem ser trocadas. Agora caso estejam queimadas, devem ser substituídas imediatamente tanto pela segurança quanto para não ser multado.

É sempre recomendado em períodos regulares em torno de três meses fazer a regulagem dos faróis, pois ao passar em buracos, depressões e ruas bastante irregulares essa regulagem se perder. A cada três meses recomenda-se fazer uma revisão completa nos faróis e lâmpadas. Lembre-se também que os faróis desregulados podem ofuscar a visão de quem vem em sentido contrário, podendo inclusive causar um acidente.

Tanto o escapamento quanto os faróis e lâmpadas podem ser vistoriados e ter a sua manutenção realizada em um centro automotivo especializado. Lá, técnicos mecânicos farão os diagnósticos corretos e tomarão as providências para que a manutenção aconteça da melhor maneira possível, para que o Fiat Siena proporcione segurança, economia e tenha o motor funcionando corretamente e sem falhas. Pode-se fazer uma avaliação geral também do sistema de ar condicionado e de direção hidráulica.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,