COMO DIRIGIR QUANDO ESTÁ CHOVENDO?

Quando chove, as condições de dirigibilidade ficam comprometida e é necessário mais atenção do que o normal. Aqui temos algumas dicas para facilitar nesses casos.

Geralmente, chuva, estradas e pistas molhadas significam perigo. As manobras ficam mais difíceis, pois o atrito das rodas do carro como asfalto diminui bastante, o que facilita para que ele perca bastante a aderência.

Desse jeito, os espaços para que a frenagem aconteça aumentam e muito e a aderência na estrada diminui.

Aqui temos alguns conselhos para serem seguidos em caso de chuva:

– Reduzira a velocidade e manter distância par o veículo da frente, maior do que o normal, já que distância de frenagem aumenta consideravelmente e caso não seja mantida, pode ocorrer uma colisão.

– Caso esteja chovendo muito forte, a visibilidade diminui bastante. Sendo assim, mesmo que seja dia, acenda os faróis baixos para que você se torne mais visível aos outros.

– Não passe em poças de água em velocidades altas e segure bem firme o volante. Caso você atravesse alguma poça de água muito rápido, seu automóvel pode aquaplanar, perdendo o controle e causando um grave acidente.
chuva

– Deixe os comandos de ventilação na função de desembaçamento, para não ter problemas de visibilidade. Esse comando faz com que o vidro fique sem nenhuma água condensada, facilitando a visibilidade.

– Verifique sempre as condições das palhetas dos limpadores do para-brisa. Com o tempo elas ressecam e perdem sua funcionalidade. Caso ela esteja começando a não limpar muito bem o vidro, troque imediatamente.

Caso o automóvel passe em poças de água muito profundas, ou em ruas alagadas, a água que espirra pode danificar seriamente o motor do veículo. Nesses casos, sugerimos que seja consultado um centro automotivo especializado para indicar a instalação de alguma peça ou acessório específico para a transposição de locais alagados.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,