Como cuidar do motor do Fiat Palio Weekend

Atualmente, vemos em todo o segmento de automóveis que todos os nichos disponíveis já estão muito bem concorridos quando já não estão saturados. E um mercado e nicho que tambpem está muito mais concorrido do que tempos atrás é o mercado de peruas, que já não é mais tão tranquilo quanto era antigamente. Dois tipos de automóveis que começaram a concorrer com as peruas foram as minivans e multiusos. Mas, mesmo assim elas continuam por aí e teimando. Atualmente, podemos através de pesquisas, chegar à conclusão de que o mercado de peruas é restrito a dois modelos: Palio Weekend e VolksWagen Spacefox.

fiat-palio-weekend-12

A Volkswagen, para fazer essas contas, separa os números da sua versão aventureira, o que divide o mercado, porém a Fiat não faz isso. A montadora italiana coloca Palio Weekend e Palio Adventure juntas. E, analisando isso, chegamos à conclusão de que é a Volkswagen que vende mais nesse segmento. Quando precisar leve sem automóvel a um centro automotivo especializado.

Em avaliações e testes do Fiat Palio Weekend em ruas e testes de durabilidade, a versão da perua atendeu muito bem às exigências do público e ficou bem posicionada para concorrer em pé de igualdade com seus concorrentes. Porém, na época a família Palio ganhava uma nova roupagem para ficar cada vez mais na liderança do mercado. As versões também receberem um novo pára choque e trazem um visual mais robusto, uma característica que está consagrada nessa linha, e ainda assim com um toque de cidade, mesclando com o off road. Esse novo para choque passa uma idéia de um automóvel mais alto e com o peito de aço integrado perfeitamente ao desenho da versão.

Alguns componentes do Palio Weekend merecem carinho e cuidados especiais, para que ele esteja sempre funcionando perfeitamente.

Um desses componentes são os amortecedores, que além da função de amortecer impactos, são responsáveis por garantir a dirigibilidade e a segurança do automóvel. São itens muito importantes de suspensão e fazem o papel de freio do movimento das molas. Os amortecedores são responsáveis por diminuir os impactos que acontecem na carroceria e também ajudam a manter os pneus sempre em contato com o solo, pois estando funcionando perfeitamente obedecem às ondulações do terreno.

De acordo com o manual do proprietário do Fiat Palio Weekend, é recomendado verificar a cada 5.000 kilometros se existem vazamentos do óleo nos amortecedores. Esse vazamento pode acontecer causado por fortes impactos, caso o automóvel passe em um buraco em alta velocidade e outras causas. Quando vaza óleo dos amortecedores, eles perdem a sua ação, danificando outros componentes como os batentes, as molas e coifas. Trafegar com o automóvel com seus amortecedores em más condições de uso acaba culminando com um maior gasto de manutenção e o pior é um grande perigo para os ocupantes, podendo causar até acidentes.

E as consequencias mais comuns dessa situação são o desgaste irregular dos pneus e prematuro, em terrenos muito acidentados o veículo fica muito duro, perde bastante estabilidade, acontecem barulhos e o sistema de frenagem fica bastante ineficiente, prejudicando e muito o desempenho do automóvel.

palio_weekend_trekking_1-8_004_640x408

Caso o Fiat Palio Weekend utilize suspensão do tipo McPherson, caso o amortecedor quebre, a tendência é a roda desprender-se do automóvel e ocasionando inclusive um acidente gravíssimo.

A bateria do automóvel é um dos principais componentes, já que é a fonte de energia para o veículo. Complementa a função do alternador, que é o responsável por gerar corrente elétrica necessária para a manutenção e funcionamento de todos os componentes do automóvel. Uma das principais função da bateria é realizar a ignição, já que o alternador somente é ativado quando o automóvel já está em movimento. Juntamente com o regulador de voltagem, é responsável por avaliar e regular a corrente elétrica que é produzida pelo alternador.

Atualmente, as baterias são fabricadas seladas e possuem uma vida útil de três anos sem requerer manutenção. Porém, mesmo assim alguns cuidados fazem-se necessários. Caso o regulador de voltagem ou até mesmo o alternador apresente algum problema, a bateria pode perder sua carga e ficar sem funcionar corretamente. Dessa maneira, ao menor sinal de alguma pane ou problema na parte elétrica, procure imediatamente um centro automotivo especializado para revisões e manutenções preventivas no Fiat Palio Weekend.

Automóvel parado é sinal de bateria descarregada, já que não conseguirá dar a partida no automóvel. Em alguma situação mais complicada, caso o alternador apresente mau funcionamento pode até ocasionar uma sobrecarga na bateria, fazendo com que ela perca seu líquido. Isso pode inclusive produzir faíscas no interior da bateria, até ocasionando explosões.

Bateria descarregada é sinônimo de carro parado, pois você não vai conseguir dar a partida no veículo. Em casos extremos, o mau funcionamento do alternador pode causar sobrecarga na bateria, fazendo com que ela perca eletrólito – líquido existente dentro da bateria. Isso pode produzir faíscas dentro na bateria, e até ocasionar uma explosão. os sistemas eletrônicos integrados, quando a bateria do automóvel falha também perdem sua finalidade, pois o módulo eletrônico fica desconfigurado.

Para que a bateria e todos os componetes do Fiat Palio Weekend estejam funcionando perfeitamente leve sempre seu automóvel a um centro automotivo especializado com técnicos mecânicos treinados e aptos a solucionar os problemas do seu Fiat Palio Weekend.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,