Arrefecimento do motor do Fiat Idea

O Fiat Idea Adventure, a versão off road do modelo Idea, está muito badalado atualmente. É um poderoso cross over light e que não se pode abusar demais, mas é bem potente e cumpre seu papel de maneira muito boa. Ele tem versões Adventure flex com dezesseis válvulas a adventure dezesseis válvulas dualogic Flex, onde as duas versões contam com propulsor de 1.8 litro e 130 cavalos de potência. Tem como principais concorrentes o Citroen Air Cross, Renault Dustes, Ford Ecosport e o Volkswagen Space Cross.

Fiat-Idea-EL-2015-painel

Seu design foi totalmente desenvolvido no Brasil pelo Centro Stilo Fiat, e tem como prioridade na concepção proporcionar sofisticação e harmonia. Seu espaço interno é bom e demonstra ser bastante confortável para dirigir, um fator essencial para que deseja utilizar o automóvel em locais off road, que é justamente um dos maiores apelos do automóvel. Leve sempre a um centro automotivo especializado.

É um automóvel relativamente pesado, com 1.300 quilos e o cross over italiano mede 1,82 metros de altura, 1,76 metros de largura, 4,22 metros de comprimento e 2,53 entre eixos. Seu tanque tem capacidade para 50 litros, o que é mais do que suficiente, já que é um automóvel relativamente econômico. No seu porta malas cabem 382 litros, o que não pe muito para um automóvel do seu porte, mas já ajuda um pouco.

Para que o seu motor funcione sempre corretamente e sem nenhum problema, é necessário que alguns cuidados sejam tomados. Aqui seguem alguns deles com uma breve explicação:

1 – A cada 30.000 quilômetros deve-se trocar o líquido do sistema de arrefecimento. Da mesma forma que o óleo do motor perde suas características com o tempo e uso, o líquido de arrefecimento também. É extremamente importante que a troca seja feita, pis ajudará o motor a funcionar corretamente, economizando combustível, atingindo sua potência máxima, reduzindo o atrito e desgastes prematuros e emitindo menos poluentes;

2 – Fique sempre de olho no ponteiro marcador da temperatura do painel. Caso algo de diferente esteja acontecendo, pare o automóvel imediatamente e procure um centro automotivo especializado para uma geral e diagnóstico pois se estiver alguma coisa errada deverá ser arrumada o mais rápido possível;

fiat-idea

3 – Quando for completar o radiador, nunca o faça com o motor quente, pois geralmente colocamos água fria o que compromete e pode danificar o sistema. Ao abrir o reservatório, tome muito cuidado para não queimar, pois geralmente o vapor sai longe;

4 – Pelo menos uma vez por semana verifique o nível do líquido do reservatório de expansão, com muito cuidado para sempre o fazer com o motor frio;

5 – Quando for realizar a troca do líquido, aproveitar para verificar os componentes do sistema e efetuar a sua manutenção preventiva, verificando as condições dos componentes e caso estejam apresentando funcionamento aquém do esperado, providencie imediatamente a troca, pois sabemos que a manutenção preventiva reduz sobremaneira as despesas com o automóvel.

E para que todas as manutenções e verificações do Fiat Idea sejam realizadas corretamente e por técnicos mecânicos treinados e prontos para realizar diagnósticos corretos e precisos, procure sempre um centro automotivo especializado. Aí você terá o Fiat Idea apresentando o melhor desempenho possível, que somente é conseguido com a correta manutenção.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,