A importância das correias do motor para o bom funcionamento do automóvel

No sistema automotivo, as correias que realizam o sincronismo do sistema e das suas peças também são responsáveis por coordenar o trabalho do motor. Saiba quais cuidados você precisa ter com elas para que seu carro esteja sempre em ordem e funcionando perfeitamente.

O próprio nome já diz, são de sincronia para que o motor funcione em harmonia e em sincronia com todos os outros sistemas.
correiasw
Pelo fato das correias serem peças que não possuem prazo certo para troca, é de suma importância que seja feita manutenção preventiva para certificar-se do estado das correias e trocá-las caso já estejam começando a se desgastar. Enquanto as correias estão funcionado, sejam elas as dentadas ou as que de acessórios, não apresentam sinal de desgaste. OU seja, geralmente essas correias estouram e te deixam na mão. Por isso é importante a constante realização da manutenção preventiva. É interessante notar que geralmente os fabricantes das correias indicam certo prazo em quilometragem para que elas sejam trocadas.

A recomendação é que assim que a correia for instalada no automóvel, marcar em um lugar segura a quilometragem e observar atentamente quando estiver chegando no prazo de troca dela. Um pouco antes do prazo vencer, já é recomendado que se faça uma manutenção preventiva e caso haja a necessidade, realizar a troca da correia.
correias
Falaremos um pouco sobre a correia dentada sincronizadora, que tem como função manter o girabrequim e o comando de válvulas em sincronia. Faz com que as válvulas se abram e fechem perfeitamente, sincronizadas com a subida e descida dos pistões.

Caso essa correia não esteja funcionando corretamente ou mal instalada, as consequências podem ser desastrosas. os dentes da correia podem se desgastar mais rápido do que o normal, as laterais podem se desgastar mais rápido também. Esses sintomas aceleram a quebra da correia, fazendo com que dure bem menos do que o recomendado, além de trazer maiores complicações para os sistemas do automóvel.

Além das correias serem bem instaladas, as polias também precisam estar corretamente instaladas, sendo alinhadas para que não haja nenhum problema. Caso esteja errado, o sistema de sincronismo pode ficar desalinhado e se romper devido à correia desalinhada, assim como o excesso de tensão ou a sua falta causarão danos à correia. A correia ficando danificada não executará corretamente o seu trabalho de sincronismo, podendo causar danos no motor do automóvel.

Portanto, vemos assim a importância que tem as correias corretamente alinhadas e instaladas no automóvel. São pequenas precauções que podem fazer diferença no seu bolso, pois a manutenção preventiva é bem mais barata do que a corretiva. Realize essa manutenção em um centro automotivo especializado de confiança.

Publicado em dicas automotivas Marcado com: , , ,